A Gestão Coletiva
Por: nicolleamaraal • 8/5/2020 • Resenha • 439 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
Resenha: Humanização na saúde enfoque na atenção primária.
O cuidado humanizado e a satisfação do paciente estão relacionados ao acolhimento recebido por funcionários e os profissionais diretamente relacionados à qualidade da atenção e o respeito e educação. A humanização na atenção primaria com o paciente no âmbito hospitalar é um assunto muito discutido devido à vulnerabilidade do paciente, que necessita de um atendimento de qualidade e humanizado.
No sistema único de saúde pode-se observar a distancia da ação humanizadora, com o atendimento, com as filas enormes, inúmeras e cotidianas nas portas de serviços de saúde, a falta de privacidade, deficiências nas instalações e equipamentos, entre outras falhas no serviço. Entretanto humanização não deve ser dirigida apenas ao paciente e sim ao profissional também que muitas das vezes não estar em um âmbito que tenha condições de prestar um bom atendimento humanizado, com uma sobrecarga de atividades e funções, longas jornadas, baixos salários entre outros diversos fatores que implicam em um atendimento humanizado, então é necessários que haja condições de trabalho com qualidade para os funcionários e profissionais para a prestação de um bom serviço com qualidade.
Em avanços das politicas de saúde tem se tentado mudar a cultura da população, mostrando a importância de ações preventivas e promocionais de saúde, pois muita das vezes a atenção básica da saúde não está apenas ligada com um paciente que precisa de assistência curativa, então percebe-se que há um grande número de profissionais que ainda não estão totalmente preparados para dar assistência nem mesmo a um paciente que não esta em busca de assistência curativa, já que em sua formação profissionais foram habilitados apenas para ações curativas, o que pode implicar em um bom atendimento humanizado.
Diante das necessidades de mudanças observadas no SUS, foi implantado o PNH com o objetivo de resolver os problemas vivenciados como a redução das filas e tempo de espera, a garantia de informação ao usuário, atuando na educação permanente aos trabalhadores e oferecendo melhores condições de trabalho aos funcionários e profissionais, para que seja desenvolvido o processo de humanização de forma participativa e coletiva dando visibilidade as reais necessidades a serem superadas, melhorando as relações interpessoais, a valorização e a motivação profissional, para dar mais qualidade e humanidade às relações profissionais e consequentemente a um atendimento mais humanizado ao paciente. E com isso foi implantado a PSF com o objetivo de construir um vinculo entre os profissionais e usuários e a participação na resolução de problemas de saúde na comunidade.
Portanto para que haja um bom trabalho mais humanizado na atenção primária é preciso proporcionar melhores condições aos profissionais e usuários.
...