A Ginástica na Educação Física
Por: djizazbolota • 11/7/2017 • Trabalho acadêmico • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1] Escola Profissional de Comunicação e Imagem
Ginástica
Trabalho de Recuperação
[pic 2]
Patrícia Silva nº23 2ºA
EPCI
Educação Física
Prof. Joaquim Ventura
2016/2017
ÍNDICE
Introdução
3
Elementos Gímnicos
4
Erros a Evitar e Formas de Ajuda
6
Webgrafia
8
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física lecionada pelo Professor Joaquim Ventura. Por não ter estado presente nas aulas devido a ter sessões de fisioterapia à mesma hora, foi-me pedido para realizar este trabalho sobre a Ginástica como recuperação ao módulo do mesmo.
Aqui, irei falar de todos os elementos gímnicos lecionados assim como formas de como ajudar quem os está a fazer os mesmos. O trabalho irá ser completado com uma webgrafia no final.
[pic 3]
Elementos Gímnicos
Os elementos gímnicos lecionados este ano foram:
Rolamento à frente
O aluno tem que começar o exercício com os pés juntos, joelhos fletidos e unidos, tronco ligeiramente inclinado para a frente, tronco encolhido, queixo junto ao peito e braços estendidos e no prolongamento do corpo. Através de um impulso nas pernas e sem baixar os braços, o aluno apoia as mãos no solo à largura dos ombros e com os dedos para a frente. Depois, os pés abandonam o solo após uma impulsão. Assim que as mãos tocam no solo, o aluno tem de fletir os cotovelos sem os afastar, apoiar a nuca no solo e rolar para a frente, mantendo a cabeça fletida e o corpo enrolado. Depois, projeta-se os ombros e os braços estendidos para a frente de forma a voltar à posição inicial.[pic 4]
Rolamento à retaguarda
O aluno tem que começar o exercício de pés juntos, joelhos fletidos e unidos, tronco ligeiramente inclinado para trás, ventre encolhido, queijo junto ao peito, braços junto ao corpo com as palmas das mãos viradas para cima e as costas das mãos apoiadas perto dos ombros. Através de um ligeiro desequilíbrio, o aluno apoia a parte posterior das costas até chegar à nuca. Os pés abandonam o solo após a uma ligeira impulsão ao mesmo tempo que eleva a bacia. Assim que as mãos tocam no solo, o aluno flete os cotovelos sem os afastar, apoia a nuca no solo e, através de repulsão dos membros superiores, rola para trás, mantendo a cabeça em flexão e o corpo engrupado. Depois, projeta os ombros e os braços estendidos para a frente de forma a voltar à posição inicial.
Pino de braços
O aluno tem que começar o exercício com um pé ligeiramente à frente do outro, membros inferiores em extensão, tronco direito e membros superiores em extensão no prolongamento do tronco. O aluno dobra-se à frente, tronco no prolongamento da perna de trás, braços estendidos, palmas das mãos voltados para o solo. Com o olhar dirigido para as mãos coloca-as no solo longe e à frente do corpo, sem fechar o ângulo braço/tronco, realizando simultaneamente um longo impulso contínuo com a perna da frente. As mãos são colocadas à largura dos ombros com os dedos bem afastados e voltados para fora. Através da extensão dos membros superiores e inferiores, o exercícios fica completo.
Avião[pic 5]
O aluno começa o exercício de pé. Depois, eleva uma perna atrás e mantém o tronco paralelo aos chão, assim como a perna que levantou. Juntamente a isto, o olhar tem que estar dirigido para a frente.
Rolamento à frente com as pernas afastadas
O aluno começa o exercício de pés juntos, joelhos flectidos e unidos, tronco ligeiramente inclinado atrás, ventre encolhido, queixo junto ao peito, braços junto ao corpo com as palmas das mãos viradas para cima e as costas das mãos apoiadas perto dos ombros. Através de um ligeiro desequilíbrio, apoia a parte posterior das costas até chegar à nuca. Os pés abandonam o solo após a uma ligeira impulsão ao mesmo tempo que se eleva a bacia. Assim que as mãos tocam no solo, o aluno flete os cotovelos sem os afastar, apoia a nuca no solo e, através de repulsão dos membros superiores, rola, mantendo a cabeça em flexão e o corpo engrupado. Depois, ao aluno projeta os ombros e os braços estendidos para a frente de forma a voltar à posição inicial.
Roda
O aluno começa o exercício de pé e depois dá início ao movimento com um pé à frente do outro, dando balanço e rodando as pernas por cima fazendo um arco. O aluno aterra com os dois pés no chão, no lado contrário àquele que começou, e é assim dado por completo o exercício.
Erros a evitar e Formas de Ajuda
Rolamento à frente
- Má colocação e orientação das mãos no solo;
- Fraca impulsão dos músculos inferiores;
- Enrolamento deficiente;
- Não fechar bem o tronco sobre os músculos inferiores, o que dificulta a manutenção da velocidade de execução e a aquisição da posição de pé;
...