A Governança Corporativa
Por: lari.gcavalcante • 6/3/2023 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 52 Visualizações
Implantando Governança Corporativa
A governança corporativa é um conjunto de práticas que faz a mediação entre os interesses dos sócios e administradores para o bem da empresa, fornecendo um conjunto de regras e princípios que ao serem seguidos, assegura que a empresa atinja seus objetivos, evitam violações éticas, melhoram a transparência das informações, fazendo com que todas as partes interessadas tenham confiança na organização.
Neste estudo de caso, podemos iniciar desenvolvendo um conselho administrativo, que é um elemento essencial na governança corporativa. Ele exerce o papel de protetor dos princípios e valores, assegurando o cumprimento das práticas de governança corporativa, orientando e supervisionando o relacionamento entre as partes interessadas, garantindo que os interesses e necessidades sejam atendidos.
Deve-se definir papéis e funcionalidades e estabelecer uma hierarquia com líderes e liderados. Cada um sabendo quem é a sua liderança direta, fica mais fácil acompanhar o desempenho, evitando sobrecarregar as decisões finais em uma única pessoa.
Para garantir que as boas praticas de governança sejam cumpridas, será necessário a realização de auditorias periodicamente.
A auditoria interna pode ser feita para a melhoria de processos ou gerar informações para a administração, já a auditoria externa tem como o principal foco a análise das políticas, procedimentos e demonstrações contábeis.
Promover uma postura ética em toda a organização, visando os princípios básicos como a honestidade, integridade e lealdade, respeito, justiça e cidadania. Os valores devem referir a ideologia da empresa, suas crenças, cuidados com o meio ambiente, entre outros.
Nesse sentido, é indicado que seja estabelecido um código de conduta, que vai definir o que pode e o que não pode ser feito e como proceder em determinadas situações, servindo como um guia para comportamento interno.
Defini alguns passos que acredito serem essenciais para a implantação de práticas de governança, transmitindo credibilidade, confiança, ética e segurança para todas as partes interessadas.
...