A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA
Por: julia.a28 • 3/12/2018 • Projeto de pesquisa • 2.746 Palavras (11 Páginas) • 122 Visualizações
FACULDADE MULTIVIX – CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA
Aluna:
Professora Orientadora: Lorena
1 INTRODUÇÃO
O tema escolhido foi ‘A importância da brinquedoteca’, tem como objetivo explicar a funcionalidade do ambiente e a influência que trás para as crianças que a frequentam, todas elas exercem a mesma função, estimular coletivamente e individualmente as crianças, desenvolver a inteligência e a criatividade, incentivar a autonomia da criança, valorizar o brinquedo como meio de desenvolvimento intelectual e social entre as crianças.
- JUSTIFICATIVA
Através da experiência com brinquedotecas, observar e analisar o comportamento, atitudes e expressões das crianças. O tema em estudo representa uma discussão de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico e social da criança.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
O que será abordado através do tema são as funções da brinquedoteca, quais benefícios trás para as crianças e as diferentes formas de trabalho desenvolvidas dentro desse espaço.
1.3 PROBLEMA DA PESQUISA
Brinquedoteca: Entretenimento ou Aprendizado?
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 geral
Demonstrar que a brinquedoteca tem um papel de múltiplos desenvolvimentos físico, afetivo e cognitivo.
1.4.2 Específicos
- Analisar os benefícios do uso da brinquedoteca;
- Compreender as diferentes formas de atividades e brincadeiras ofertadas nesse ambiente;
- Explicar as diferentes maneiras de benefícios que a criança pode ter ao frequentar uma brinquedoteca;
- Demostrar através da pesquisa os resultados que a brinquedoteca trás as crianças.
1.5 HIPÓTESE
De que modo a brinquedoteca contribui para o aprendizado da criança?
O brincar é uma atividade inerente à infância e é um direito de toda criança. É através do brincar que a criança se relaciona com o meio em que vive e com os outros, o que lhe propicia dar significado a tudo que está ao seu redor. Neste sentido, a atividade lúdica não pode ser considerada como algo sem sentido ou como um mero passatempo, pois é a partir do brincar que a criança desenvolve a sua curiosidade, sente-se instigada pelas descobertas, estabelece vínculos e princípios de relacionamento social e desenvolve as mais variadas habilidades. Ao brincar, a criança cria um mundo imaginário, particular, ao mesmo tempo em que aprende a difícil tarefa de viver coletivamente e internaliza conhecimentos importantes da sua cultura. Esta interação acaba por propiciar a socialização entre as crianças.
A brinquedoteca tem como apoio pedagógico um brinquedista com formação pedagógica direcionada para que este possa compreender o desenvolvimento da criança e a sua curiosidade.
É neste sentido que uma Brinquedoteca torna-se um espaço de aprendizagem pois oferece recursos diferenciados e diversas oficinas para que a crianças possa se identificar com alguma área e até associar isso a sua vida. A Brinquedoteca é um espaço que atende a uma dupla finalidade: propiciar o desenvolvimento infantil, de forma integral, e capacitar profissionais da educação para a utilização eficiente deste recurso educativo.
As brinquedotecas têm como finalidade oferecer um espaço de qualidade para crianças, onde o lúdico é utilizado como instrumento de educação moral e afetiva, uma estratégia para o resgate de valores da cidadania e da consciência emocional. Dessa forma, o lúdico será trabalhado através de brinquedos e brincadeiras tradicionais resgatados de nossa cultura, além de acompanhar de forma suave a tecnologia e as diferentes tendências, além estimula as crianças a brincar livremente, propiciando situações lúdicas para que as crianças possam manifestar suas necessidades e potencialidades, criando situações que propiciem o desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e intelectuais.
O método de organização para exploração do tema foi pesquisa de campo e exploratória, através de alguns autores que afirmam a importância da brinquedoteca exemplos citados abaixo, os principais resultados obtidos são os desenvolvimentos físico, cognitivo, social e afetivo da criança defendido por Jean Piaget.
“A Brinquedoteca não existe para distrair as crianças, ela reporta-se à formação do ser humano integral e aos vários períodos da vida que ele atravessa. Alguns dos seus objetivos são - estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e a capacidade de concentrar a atenção, estimular a operatividade, favorecer o equilíbrio emocional, desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade, valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade”[1].
A brinquedoteca tem como objetivo valorizar as atividades lúdicas e criativas, possibilitando uma variedade de brinquedos, emprestarem brinquedos dando orientação sobre adequação e utilização dos mesmos. Ela também estimula o desenvolvimento global das crianças e enriquece as relações familiares desenvolvendo hábitos de responsabilidade e trabalho, dando condições para que as crianças brinquem com espontaneidade, despertando o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distancia entre as gerações. O trabalho das brinquedotecas nos hospitais e atual e necessário para o bem estar de crianças e adolescentes no período o qual estão internados. A brinquedoteca é um espaço onde as crianças e adolescentes aprendem a compartilhar brinquedos, historias, emoções, alegrias e tristezas sobre a condição de hospitalização. Através das brincadeiras coletivas, elas desenvolvem aspectos de socialização, desenvolvimento motor e cognitivo.
“A brinquedoteca também permite uma aproximação entre pais e filhos e possui varias representações: e um espaço lúdico, terapêutico, politico e pedagógico, além de garantir o direito da criança poder brincar, se divertir, também e um espaço de formação de cidadania”[2].
A brinquedoteca é um espaço de múltiplo aprendizado, porque através da brincadeira e da imaginação a criança constrói seu próprio pensamento, desenvolvendo diversas habilidades individuais e coletivas, além de ser um espaço coletivo de brincadeira, a criança usufruí de uma rotina diferenciada, onde ela vai para brincar e exercer suas habilidades lúdicas, um espaço que estimula a autonomia, o senso crítico e trabalha a ludicidade, valores e ética. Ocasião educativa única para a criança.
...