A IM(POSSIBILIDADE) DE INCLUSÃO DO EDUCATIVO MUSEAL
Por: Gabriela Melo • 26/5/2021 • Monografia • 9.290 Palavras (38 Páginas) • 199 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE MUSEOLOGIA
MARIA GABRIELA TRANNIN MELO
EDUCATIVO E ACESSIBILIDADE:
a (im)possibilidade da inclusão real de deficientes múltiplos
BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2017
MARIA GABRIELA TRANNIN MELO
EDUCATIVO E ACESSIBILIDADE: a (im)possibilidade da inclusão real de deficientes múltiplos
Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado à Universidade de Brasília, como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Museologia.
Professora: Dra. Monique Magaldi
BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2017
O museu é plural, ele se destina ao mesmo tempo a cada um e a todos. Se as vias da descoberta são infinitas, como encontrar o caminho?
(PETIT apud COHEN, 2012)
RESUMO
Este trabalho aborda a relação dos museus com o público das pessoas com deficiência múltipla. Será analisada a situação corrente dessa relação em Brasília à luz da legislação vigente sobre a ação educativa e acessibilidade e também de bibliografia específica. Posto isso, pretende-se compreender e mostrar de que forma os setores educativos dos museus brasilienses acolhem as Pessoas com Deficiência Múltipla.
Palavras-chave: Museu. Acessibilidade. Pessoas com Deficiência Múltipla. Inclusão.
ABSTRACT
This paper addresses the relationship between museums and the public of people with multiple disabilities. The current situation of this relationship will be analyzed in Brasilia in light of the current legislation on educational action and accessibility and also of specific bibliography. Having said this, we intend to understand and show how the educational sectors of the Brazilian museums welcome the people with Multiple Disabilities.
Key-words: Museum. Accessibility. People with Multiple Disabilities. Inclusion.
SUMÁRIO
RESUMO………………………………...……………………………..………………......05
ABSTRACT…………………………………………………..………..………………......06
INTRODUÇÃO………………………………………………………..………………......09
1 MUSEU, MUSEOLOGIA, AÇÕES EDUCATIVAS E INCLUSÃO...……………......13
1.1 Museologia e a Contemporaneidade…………………..……………….....…………......16
1.2 Ações Educativas e Inclusão nos Museus……………………………………………….17
2 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: NORMAS E REALIDADE......………………......20
2.1 Deficiência Múltipla (DMu): Definições……………..……………….....…………......25
3 DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA E OS MUSEUS INCLUSIVOS...….…..……………....28
CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………………...30
REFERÊNCIAS………………....……………………………………..………………......
ANEXOS……………………………………………………………………………………XX
INTRODUÇÃO
Este Trabalho de Conclusão de Curso nasceu a partir do seguinte questionamento: a Inclusão Social das Pessoas com Deficiência Múltipla está sendo realizada nos Museus de Brasília, especificamente no que diz respeito às atividades educativas? Para estudar tal perspectiva, a hipótese considerada é a de que, se existe Legislação específica que estimule políticas de inclusão social nos Museus, então haverá acessibilidade e programas Educativos para Pessoas com Deficiência Múltipla.
O objetivo geral desse Trabalho de Conclusão de curso é explorar se há acessibilidade e inclusão para Pessoas com Deficiência Múltipla nos setores educativos dos Museus brasilienses[1]. Além disso, delinearam-se como objetivos específicos:
- levantar a legislação[2] vigente voltada às Pessoas com Deficiência, e, especificamente Pessoas com Deficiência Múltipla;
- pesquisar quantos Museus que se autoproclamam acessíveis possuem programas Educativos prontos para lidar com o público deficiente, e deficiente múltiplo, em especial;
- relacionar a legislação existente à prática da inserção das Pessoas com Deficiência Múltipla no contexto do Educativo nos Museus.
O direito de ir e vir, estudar, trabalhar, usufruir de lazer (entre outros) são considerados como fundamentais à Cidadania, para qualquer cidadão (BERNARDES, 2012). O estudo da Inclusão do Deficiente Múltiplo no contexto do Educativo Museal é importante na medida em que desvela o desenvolvimento concreto das oportunidades que a sociedade lhe tem propiciado.
...