A INDUSTRIA NA SOCIEDADE
Casos: A INDUSTRIA NA SOCIEDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessikamachado • 17/10/2014 • 515 Palavras (3 Páginas) • 444 Visualizações
Industrialização é um tipo de processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza.
Assim, a economia, antes de base agrária, artesanal e comercial, passa a ter uma base urbana e industrial - o que gera transformações profundas sobre os modos de vida e o padrão de relações sociais anterior. O sistema de produção artesanal, manual, espacialmente disperso, dá lugar à produção serial, mecânica, espacialmente concentrada, padronizada, isto é, capaz de gerar produtos de qualidade homogênea. Toda a economia e toda a sociedade se reorganizam em função do desenvolvimento da indústria.
A industrialização na sociedade pode ser parte de um processo mais amplo de modernização, em que a inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e mudança social estão estreitamente relacionados. Há um processo de crescente racionalização, introduzindo mudanças de atitude dos indivíduos e da sociedade também com relação à natureza, que passa a ser vista principalmente como recurso produtivo.
O aprofundamento na divisão do trabalho e da especialização; concentração da renda e da riqueza; aumento da produtividade industrial e agrícola; aumento do consumo; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços; entre outros, são algumas das principais características do processo de industrialização dentro das sociedades.
Portanto, nas últimas décadas parece que o mundo ficou menor e a população mundial cresceu de forma vertiginosa, advindo daí um maior desgaste nos recursos naturais e, ao mesmo tempo, uma consciência de que a natureza não é infinita ou ilimitada. Assim, o grande problema que se coloca nos dias atuais é o de se pensar num novo tipo de desenvolvimento, diferente daquela que ocorreu até os anos 80, que foi baseado numa intensa utilização - e até desperdício - de recursos naturais não renováveis. E esse problema não é meramente nacional ou local e sim mundial ou planetário.
A indústria é a maior responsável pela degradação ambiental, não respeita as florestas e as derrubam para construir seus parques industriais ou para usar a madeira. Lança poluente como enxofre que gera a chamada chuva ácida, chuva essa que causa danos às plantações, as florestas e indiretamente ao homem, que consome alimentos envenenados, devido à esse tipo de chuva. A destruição da camada de ozônio produz o aumento da temperatura ambiente da Terra, provocando o descongelamento das geleiras polares e o aumento do nível das marés.
Há atitudes que cada indivíduo pode tomar agora para reduzir os problemas de poluição. Por exemplo, diminuindo apenas o uso de aquecedores centrais nos países frios, se gastaria bem menos combustível. Em vez de aumentar o aquecimento, as pessoas poderiam se agasalhar melhor. Uma grande quantidade de energia e poluição poderia ser poupada, se mais pessoas utilizassem regularmente o transporte coletivo, em vez de se deslocarem em seus próprios carros. Isso, evidentemente, exigirá uma atuação mais decidida do poder público para melhorar esse tipo de transporte. Educação ambiental em todos os níveis da sociedade, para que a população tenha conhecimentos básicos dos efeitos diretos da poluição
...