A INSTRUMENTAÇÃO ELETROELETRÔNICA
Por: EmersonMaciel • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ – CAMPUS II
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
8º SEMESTRE
ATIVIDADE DISCURSIVA
INSTRUMENTAÇÃO ELETROELETRONICA
Émerson de Oliveira Maciel – RA: 8412171311
Jacareí – Novembro / 2017
Imagine que você trabalha em uma grande mineradora e o transporte de minério da mina para a britagem primária, ainda com sua umidade natural, é realizado por meio de um sistema transportador de correias convencional, ver Figura 1, composto por 32 equipamentos e com capacidade média de 8657 t/h. O acionamento das correias é feito por um conjunto moto-redutor, com inversor.
Figura 1 Correia transportadora de minério de ferro
[pic 2]
Fonte: Simião Castro, Revista Dois Pontos http://revistadoispontos.com/trilha-do-minerio/e-possivel-viver-sem-minerio/ Acesso em 27 jul. 2017
O travamento nos rolos pode impactar diretamente nos níveis de produção das plantas. O monitoramento da rotação desse tipo de esteira por meio do inversor de velocidade do motor não indica situações de quebra da esteira, quebra do acoplamento ou travamento nos rolos.
Considerando que seu chefe sugeriu que não fossem acoplados materiais magnéticos nos eixos da correia. Qual seria sua sugestão de sensor para esse tipo de problema? Explique o funcionamento do sensor escolhido.
Como podemos observar na Figura 1, o sensor está instalado no meio de esteira transportadora para britagem primária e seguindo as restrições ou exigências do desafio proposto de não colocar materiais magnéticos nos eixos da correia, entende-se que o sensor mais adequado nessa situação é um sensor indutivo.
O princípio de funcionamento desse tipo de sensor é através da detecção de campo magnético, pela conversão de um sinal elétrico, ele tem a capacidade de detectar corpos metálicos em pequenas distâncias, apesar de seu campo de detecção ser curto, ele apresenta uma grande precisão.
[pic 3]
Funcionamento do Sensor Indutivo
Através de estudos para desenvolvimento de processo é possível fazer a combinação desse dispositivo com a esteira transportadora, que por sua vez no ramo da mineração é muito comum serem usadas esteiras de lonas, formando um conjunto singelo, onde cabos de aço embutidos no formato de oito seria o gerador do campo magnético para a leitura do mesmo pelo sensor, como na figura abaixo:
[pic 4][pic 5][pic 6]
Esboço do modo de funcionamento
Com um controlador lógico programável (CLP), seria possível controlar o sistema recebendo sinais intervalados, de ora a leitura do campo magnético e ora não, sendo assim possível indicar as paradas de funcionamento do sistema, tais como paradas por quebra da esteira, quebra do acoplamento ou travamento nos rolos.
...