A Importância Do Serviço Social Nos Dias De Hoje
Exames: A Importância Do Serviço Social Nos Dias De Hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandamarzochi • 19/3/2015 • 927 Palavras (4 Páginas) • 1.759 Visualizações
A importância do serviço Social nos dias de hoje
Atualmente o serviço social está inserido em um cenário em que as multiplas faces da questão social vêm aumentando exageradamente. Contudo, o desafio principalpara a profissão nesta conjuntura é se capacitar permanentemente, participando como protagonista ativo das políticas públicas sociais, criando novas estratégias junto das equipes multidisciplinares e interdisciplinares e seus usuários, através de uma leitura critica darealidade , refletindo sobre todas as mudanças que vem ocorrendo de forma rápida e excludente.
O Serviço social tem como objetivo esclarecer ás dimensões, ações e concepções e identificar o contexto geral das práticas assistenciais para poder ter como base o perfil pedagógico de ajuda ligado as ações do Serviço Social, pois o mesmo elabora, programa, asessora, coordena e executa politicas publicas.
O Serviço Social buscou se configurar como uma profissão que agisse de forma integral. Grandes foram as dificuldades, pois nascera do berço da caridade e filantropia e para se desfazer desses conceitos foi um alto preço para mudanças, ruptura e consolidação de uma verdadeira profissão aos olhos da sociedade.
O Serviço Social se estabelece como uma profissão que tem por príncipio central a emancipação da sociedade, através do acesso aos direitos sociais dos usuários por meio das políticas públicas. No entanto, é por meio de um respaldo teórico critico reflexivo que estes profissionais materializam o compromisso com o Projeto Ético Político, tendo nas expressões da questão social o seu objeto de trabalho.
Todavia, ao assumir o Projeto Ético Político os assistentes sociais assumiram também a luta contra a ordem social vigente, estando sempre comprometidos em atuar na contra corrente, criando bases e caminhos direcionados á transformação. Sendo assim, o Projeto Ético Político além de norte e referência para os assistente sociais, permite a estes profissionais compreenderem sua prática, no sentido da tranformação coletiva e na promoção de mudanças, avançando de forma qualitativa a prioridade da atuação com seus demandantes.
O desafio fundamental do Serviço Social é a possibilidade de mudanças inerentes á categoria e aindaa possível transformação do real por meio da instrumentalidade. Não obstante, enfatizamos a atuação do Assistente Social na comtemporaneidade pautado em seu código de ética e projeto ético político, a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão.
Para Vasconcelos(2002): A questão decisiva que se coloca para ps Assistentes Sociais, diante da complexidade da realidade, é sonhecer sob quais condições o Serviço Social tem possibililtado de conribuir na construção de forma de acesso aos recursos e informações sociais e culturais tendo em vista uma nova forma de produção e reprodução social. Para que isso se torne possível, os assistentes sociais terão de avançar para além da medidas paliativas e/ou imediatas, destinadas somente a "quebra galho", fazer remendos, solucionar momentaneamente o que não tem solução: a "questão social", produto da economia capitalista (p.58). Assim, cabe mencionar que os Assistentes Sociais são desafiados a tornar este projeto, como um guia efetivo para a condução das ações profissionais. Para tanto, se faz necessário articular as dimensões organizativas, acadêmicas e legais que lhe atribuem sustentação com a realidade do exercício profissional cotidiano.
Dessa forma, a assistência social pode vir a ser uma prática de emancipação social, colaborando para a constituição de uma sociedade composta por sujeitos sociais.
Além disso, é fundamental que as açõea assistenciais sejam desenvolvidas concomitantemente a um projeto de ação social que deverá ir além do caratér emergencial das doações;
...