A Influência Do Relatório De Beveridge Nas Origens Do Welfare State (1942-1950) / Fabio Luiz Lopes Cardoso.
Trabalho Escolar: A Influência Do Relatório De Beveridge Nas Origens Do Welfare State (1942-1950) / Fabio Luiz Lopes Cardoso.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alcienesilva • 2/5/2014 • 501 Palavras (3 Páginas) • 1.076 Visualizações
Cardoso, Fabio Luiz Lopes. A influência do Relatório de Beveridge nas origens do Welfare State (1942-1950) / Fabio Luiz Lopes Cardoso.
O século XIX culminou uma série de crises e guerras que levaram muitos países a passarem por serias transformações, que ficaram marcadas na história e que desencadearam inúmeros transtornos na sociedade. Porém a Segunda Guerra Mundial deixou o mundo em um estado de desequilíbrio e completa miséria e de plena desigualdade social, era preciso que as sociedades se organizassem em torno da assistencial social, na criação de políticas públicas voltadas para o bem esta social de todos, porém isso só acontece após o clamor popular, que exige do Estado uma nova postura no processo de reprodução e distribuição da riqueza, para garantir o bem estar dos cidadãos, que já estava exausta de viver em situação degradante, consequência do sistema econômico capitalista, onde muitos possuem recursos em abundância e outros não tem nem para sua própria sobrevivência, a má distribuição de renda já era dominante, fazia-se necessário uma maior preocupação com o Estado de Bem Esta Social dos indivíduos. O Welfare State surge neste contexto social como o mais perfeito plano de política social, um modelo distributivo, com o objetivo de manter o equilíbrio da sociedade, objetivo esse que para todos seria uma estratégia perfeita, garantir padrões mínimos de educação, saúde, habitação renda e seguridade social a todos os cidadãos, porém não ocorreu o que se esperava, com o crescimento da economia nos países industrializados, a dificuldade dos países controlarem os gastos públicos, causou uma crise fiscal, levando o Welfare State a um colapso. O plano de Beveridge foi criado por um economista britânico Willian Henry Beveridge com o objetivo de atender as necessidades da sociedade, promover igualdade e combater os “cincos gigantes”: a doença, a ignorância, a miséria, a imundice e a desocupação (BEVERIDGE, 1942). Onde o Estado tem em suas mãos o poder de reduzir as desigualdades sociais e situações de extrema pobreza, não estava voltada apenas para a questão social da miséria, mas preocupava-se com a questão familiar, assistência na doença e no controle do desemprego, podemos afirmar que o marco inicial para a criação de um sistema que amparasse os cidadãos nos períodos de grandes dificuldades. Tratava-se de um plano democrático e universalista, pois seu alvo principal e manter a cidadania e um estado de bem estar social e de reforma do seguro público, ou seja, reforma do sistema previdenciário, onde todos deveriam ter acesso. O Brasil também sofreu forte influencia do plano de Beveridge, apesar de ter chegado atrasado em relação aos outros países, devido a interesses político,tendo maior influencia na Constituição de 1988, principalmente nos temos em que estão relacionados a seguridade social, onde abrange: saúde, previdência e assistência social. O fato é que todo o processo de expansão da Previdência Social é consequência de muitas lutas das classes desprovidas, que sempre estiveram, e assim permanecerá à mercê dos riscos sociais.
O plano de Beveridge é considerado responsável pelo surgimento do plano assistência moderna.
...