A Introdução ao Direito
Por: Adrianno Gomez • 7/4/2017 • Dissertação • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 301 Visualizações
[pic 1]
Introdução ao Estudo do Direito
Professor: Adilson Santos
Curso: Direito 1° Semestre
A luta pelo Direito – Rudolf Von Ihering
Marcelo Henrique de Oliveira Pacheco
Luziânia, GO
Abril de 2017
Introdução
Obra de Lhering, onde expõe suas ideias sobre a ciência do direito e o seu papel na sociedade, a obra surgiu através de uma palestra que o jurista proferiu em 1872 na sociedade jurídica de Viena.
Onde o mesmo defendia a paz social, individual, e não tão menos importante. “A paz entre Nações”.
A Luta Pelo Direito trata-se de como o direito é visto ou de como ele próprio é, onde também podemos ver a luta contra a injustiça.
A Luta Pelo Direito
Como aprendemos e compreendemos em sala de aula, desde os primórdios da civilização, o direito existe.
E por motivos de guerra, entre outros acontecimentos nasceu o sentimento jurídico e a luta para manter esses diretos começou.
Na minha visão o objetivo principal do autor Rudolf Von Lhering é a paz. Que é também o objetivo do direito, que luta pela paz entre os indivíduos e a sociedade.
Segundo o autor “A paz sem luta e o prazer sem trabalho, pertencem h época do paraíso, mas a historia conhece ambos apenas como resultado incessante e como penoso esforço.
Bom, hoje vivemos em uma época que para existir paz, primeiro tem que existir luta, e obter o prazer da vida, tem que haver trabalho. O ser humano tem que viver em um constante esforço e sempre lutar por seus direitos.
Podemos até dizer que essa é uma luta incessante, o individuo acorda sabendo que para obter os prazeres da vida ele precisa lutar por isso. Logo o objetivo do direito é a paz entre a sociedade, é também um dever de cada individuo, e todos são chamados para defender o direito em seus devidos lugares. Assim podemos dizer que todos são “Guardiões da Lei’’.
Por esse motivo é interessante e extremamente importante buscarmos, conhecermos e lutarmos, pois o direito a partir de então, torna-se uma garantia para o cidadão.
Segundo Lhering, a base da nossa sociedade é: O direito.
Hoje como podemos ver e presenciar nos dias atuais, é impossível imaginar um país sem Lei. O direito foi e esta sendo conquistado através da luta, pois cada indivíduo quer se defender, quer defender seu direito próprio.
Acredito que assim fazendo, o direito ganhara força no meio da sociedade, essa força conduzirá o individuo a cada vez mais buscar conhecimentos a respeito do mesmo.
Segundo o autor, “A vida de uma geração é guerra, da outra é paz”. Podemos dizer que essa é uma geração de guerra, apesar de que a mesma já vem de um longo período me acredito que ainda alcançaremos a paz. Talvez hoje lutamos por algo que não veremos acontecer. Nossos netos ou bisnetos irão desfrutar dessa paz.
Outro ponto não menos importante é que o autor diz:
"Cada Estado pune mais severamente aqueles crimes que mais ameaçam a sua própria condição de existência, enquanto ele permite que uma moderação exista em relação a outros crimes que, muitas vezes, apresentam um grande contrase em termos da severidade em comparação com os outros".
Na minha visão o estado peca nesse ponto, por exemplo: O individuo que rouba uma balinha no mercado, e o outro rouba um banco, logo o estado vai punir severamente o que roubou o banco, e vai ter moderação com o que roubou uma balinha no mercado.
Sendo que deveria punir severamente os dois indivíduos, pois o mesmo começa cometendo pequenos furtos, e quando o estado parar pra observar o individuo já esta causando grandes danos pra sociedade. Acredito eu, que assim fazendo alcançaremos e gozaremos dessa paz, que direito pode nos proporcionar.
...