A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO PARA O COMÉRCIO B2C NO BRASIL NA BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Pesquisas Acadêmicas: A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO PARA O COMÉRCIO B2C NO BRASIL NA BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleison2904 • 2/9/2014 • 2.783 Palavras (12 Páginas) • 483 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
CAMPUS PORTO NACIONAL
GLEISON LOPES DE MACEDO
A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO PARA O COMÉRCIO B2C NO BRASIL NA BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
PORTO NACIONAL-TO
2013
GLEISON LOPES DE MACEDO
A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO PARA O COMÉRCIO B2C NO BRASIL NA BUSCA DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins - Campus de Porto Nacional, como requisito para aprovação na Unidade Curricular de Projeto (TCC- Projeto), ministrado pela Professora Mestre Gisláne Barbosa
PORTO NACIONAL-TO
2013
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 4
1.1 Tema 4
1.2 Delimitação do tema 4
1.3 Problema 4
1.4 OBJETIVOS DA PESQUISA 5
1.4.1 Objetivo geral 5
1.4.2 Objetivos específicos. 5
2.0 JUSTIFICATIVA 5
3.0 REFERENCIAL TEÓRICO 6
3.1 Evolução da logística 6
3.2 Comércio eletrônico 7
3.2.1 Comércio B2C no Brasil 8
3.3 Logística do comércio eletrônico 9
3.3.1 Desafios logísticos 11
3.3.1.1 Desafios no estoque 11
3.3.1.2 Desafios na entrega de mercadorias. 12
4.0 METODOLOGIA 13
5.0 CRONOGRAMA 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1.0 INTRODUÇÃO
1.1 Tema
A logística como ferramenta de diferenciação para o comércio B2C.
1.2 Delimitação do tema
No inicio a internet surgiu como uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Logo ela ganhou outros patamares e hoje é uma grande fonte de informação e interação entre pessoas.
Com o surgimento da internet, muitas transformações foram percebidas ao longo dos anos. Entre essas mudanças surgiu um novo modelo para a aquisição de mercadorias: o comércio eletrônico.
O comércio eletrônico ganhou força e se tornou principal meio de compras no mundo. Diante dessa realidade O mercado eletrônico é cada vez mais competitivo, os concorrentes, outrora internacionais agora podem estar bem ao seu lado, compartilhando as mesmas dificuldades e buscando incessantemente os mesmos objetivos. Portanto qualquer fator que gere vantagem competitiva tornou-se fundamental e definitivo para a prosperidade ou mesmo para a sobrevivência dos negócios virtuais. Surge então a necessidade de reduzir custos e ao mesmo tempo satisfazer seu cliente.
Neste contexto a logística é colocada como ferramenta chave para o sucesso das empresas eletrônicas. A logística teria o papel de reduzir custos através da gestão de estoque e armazenagem e aumentar o nível de serviço oferecido ao cliente atingindo seu objetivo máximo, de entregar o produto certo, na hora certa e no lugar certo.
1.3 Problema
Consumidores buscam cada vez mais comodidade e facilidade na execução da compra o que proporcionou um crescimento evolutivo do comércio eletrônico. Diante dessa realidade aumentou a dificuldade na previsão da demanda.
Sem conhecer qual será sua possível demanda um dos grandes problemas enfrentado pelas empresas virtuais em relação à satisfação do cliente é a disponibilidade do produto e a entrega eficiente dos mesmos. Nesse contexto o trabalho a ser elaborado terá como problemática a seguinte pergunta: como a gestão de estoque e de transporte eficiente pode ajudar as empresas integrantes do comercio B2C brasileiro a melhorar o nível de serviço ao cliente?
1.4 OBJETIVOS DA PESQUISA
1.4.1 Objetivo geral
Este trabalho terá por objetivo demonstrar como a gestão de estoque e de transporte gerenciada de maneira correta pode ajudar as empresas virtuais do comércio B2C no Brasil a melhorar o nível de serviço logístico prestado ao cliente.
1.4.2 Objetivos específicos.
Descrever a logística e sua evolução;
Descrever o comércio eletrônico apresentando o modelo B2C no Brasil;
Descrever os principais desafios das empresas virtuais no gerenciamento do seu estoque e na entrega de seus produtos.
2.0 JUSTIFICATIVA
O comércio eletrônico tem constituído um novo e bem sucedido modelo de negócio a partir do crescimento da internet. A consolidação do comércio eletrônico especificamente o modelo B2C, demonstra a sua importância para a economia mundial. A logística também evolui muito desde que se integrou nas atividades produtivas das organizações. Hoje, ela busca a integração de todos os envolvidos na cadeia buscando atingir o seu objetivo máximo que é a satisfação do cliente final.
Especialmente no comércio B2C, com grande número de pedidos pequenos, a alta diversidade de itens à venda e a demanda instável a busca por diferencial competitivo
...