A Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
Por: 1993Marcus • 9/7/2023 • Projeto de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 64 Visualizações
Nesta aula foi abordado o tema sobre Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, ou também conhecida como Supply Chain Management - SCM. Se fossemos resumir em poucas palavras este tema, poderíamos dizer que é o conjunto de atividades que envolvem a produção, armazenamento, transporte de produtos e serviços pós-venda desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Resumidamente, são todas as etapas necessárias para que os produtos cheguem até os seus clientes.
Se imaginarmos a quantidade de processos, de atividades e pessoas envolvidas para que façam com que os produtos saiam da empresa e cheguem até os clientes começamos a entender a importância deste conceito no gerancimanto de uma empresa. Desta forma, conceitua-se como cadeia de suprimentos a representação da relação entre Fornecedor, Empresa e Cliente. Lembrando que quando falamos de SCM não é apenas uma visão simplista desta relação: dentro de determinados processos podemos ter inúmeros fornecedores, diferentes setores e/ou empresas envolvidas, em conjunto com uma enorme quantidade de clientes formando a cadeia, sendo necessário observar um fluxo extenso de informações, materiais e financeiro, o que demanda controle e gestão estruturada para garantir que esse relacionamento traga beneficíos para as partes envolvidas.
Demonstrado tal conceito, podemos exemplificar com uma empresa de transformação de um determinado produto. A empresa necessita adquirir matéria prima, insumos, equipamento e ferramentas consumíveis de fornecedores. Com isso, os fornecedores vão suprir de todos os itens necessários para que ela faça a produção do seu determinado produto. Neste caso, a empresa terá que gerir todo o processo de transformação de produção até chegar no seu produto acabado. Findo este processo, a referida empresa terá que realizar os processos de conhecimento e posterior distribuição ao cliente final.
Segundo Lourezan & Silva: “O processo de distribuição é o fluxo seguido de um produto desde produto pronto em estoque até o consumidor, ou seja, empresas responsáveis em disponibilizar o produto até seu consumidor final”. (LOUREZAN & SILVA, 2004; TEIXEIRA et. Al, 2004):
Após o entendimento do conceito Supply Chain Management, é fundamental ressaltar a sua principal importância, que é melhorar o nível de serviço ao cliente. Isto significa superar todas as expectativas, entregando produtos na data, quantidade, especificações, qualidade, local e ao menor custo logístico.
A logística entra como um braço estratégico para a SCM, pois é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Para Ballou (2006) “a logística é considerada um processo que incluiu todas as atividades que são de suma importância para a disponibilização de bens e serviços ao consumidor, tornando a logística parte da cadeia de suprimentos”.
Considerando o exposto, a relação entre Supply Chain Management e Logística tem como objetivo final gerar valor. Com isso, é de responsabilidade do profissional da área garantir a entrega e o funcionamento de todas as fases de forma correta, aplicando uma gestão estratégica, considerando fornecedores, estoque, armazenagem, transporte, produção, marketing
...