A Luz e Pigmento
Por: FabioBernardes96 • 12/5/2015 • Artigo • 2.069 Palavras (9 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Luz e Pigmento
[pic 3]
[pic 4]
- A Matéria e a Luz
- A Incidência
- A Refração
- A Reflexão
- A Absorção
- A Difusão
- A Adição da Luz
- RGB
- A Luz Natural
- A Luz Artificial
- A Temperatura da Cor
- As Cores Subtrativas da Luz
- CMY+K
- Tabelas Cromáticas
- Separação de Cor
- Noção de Quadricromia
- Noção de Trama
[pic 5]
No âmbito da disciplina de Comunicação Gráfica e Audiovisual, foi-me proposto realizar um trabalho sobre a Luz e Pigmento que está inserido no módulo 5.
No trabalho irei falar sobre a Matéria e a Luz que envolve a Incidência, a Refração, a Reflexão, a Absorção e a Difusão, também irei falar da Adição da luz que envolve RGA, a Luz de Natural, Luz Artificial e a Temperatura da Cor, e também das Cores Subtrativas da Luz que envolve a CMY+K, as Tabelas Cromáticas, a Separação de Cor, a Noção de Quadricromia e a Noção de Trama.
Os recursos que utilizei para realizar este trabalho foi a internet.
A Matéria e a Luz
A Incidência[pic 6]
Um raio de luz atinge uma superfície de um cristal, paralelo a uma secção principal (abrange o eixo óptico), que sofrerá o fenómeno da dupla refracção, seguindo-se com o aparecimento de dois raios de luz que são: ordinário (O) e extraordinário (E), que vibram em planos ortogonais entre si. De outro modo, se um raio de luz concentrado atingir a superfície de um cristal que vibra paralelamente ao eixo óptico. Este, trespassa o cristal sem algum desvio, porque a sua direcção de polarização é paralela a uma direcção excepcional da indicatriz.
A Refração
A Refração é quando um raio de luz passa de um meio para outro, a sua velocidade muda, sofrendo, em consequência, um desvio na sua direção de propagação. Esse fenómeno tem como nome de refração da luz.
A Reflexão
A reflexão consiste na mudança de direcção de propagação de energia. Também resume-se por retorno de energia incidente em relação a região, após entrar em contacto com uma superfície reflectora.
[pic 7]
A energia pode-se expor na forma de ondas que são transmitidas através de partículas. Dessa forma, a reflexão que pode se dar por carácter electromagnético.
Também é um dos fenómenos mais comuns envolvendo a propagação da luz. Ocorre quando a luz cai sobre a superfície de separação entre dois meios com propriedades distintas. O espelho reflecte a luz chegando até ele. Assim trata-se de uma reflexão regular dos raios luminosos. A reflexão é utilizada na construção e na utilização de espelhos.
Existe dois tipos de reflexão:
• Reflexão Regular:
Ocorre numa superfície lisa e polida, por exemplo o espelho.
[pic 8]
• Reflexão Difusa:
Ocorre numa superfície irregular. Nesta os raios difundem-se desordenadamente em todas as direcções.
[pic 9]
Leis da Reflexão da luz
Considerando um raio de luz incidindo sobre uma superfície, temos as seguintes definições:
• î – ângulo de incidência formado pelo raio incidente e a normal.
• r – ângulo de reflexão formado pelo raio refletido e a normal.
A partir dessas definições, temos as seguintes Leis para a reflexão:
• O ângulo de incidência é sempre igual ao ângulo de reflexão (î = r).
• O raio incidente, a normal à superfície e o raio refletido estão todos no mesmo plano.
A Absorção
A absorção da luz consiste na diminuição da energia de uma radiação, neste caso a luz, na sua passagem através da matéria. Em relação a absorção a frequência de luz incidente é próxima ou igual à frequência de vibração de electrões do material. Estes pegam energia da onda de luz e começa, a vibrar. A absorção acontece quando os electrões estão presos firmemente e passam as vibrações.
[pic 10]
Absorção da luz pelas cores
A absorção da luz do calor, varia conforme a cor do objecto iluminado. Logo, um objecto que for branco reflecte todas as cores. Ainda assim, depois de ser colorido de preto, ele derrete, pois, a cor preta absorve todas as cores incluídas na luz branca do sol.
A Difusão
A difusão da luz ocorre quando os raios luminosos paralelos caem sobre a superfície. Este sobre a reflexão prossegue irregularmente ao meio de origem, perdendo o paralelismo e espalhando-se em todas as direcções. As superfícies são ásperas, as suas irregularidades reflectem a luz em diversas direcções. Desta maneira, a luz reflectida designa-se por difusa. Também as superfícies polidas reflectem melhor a luz que as superfícies ásperas.
[pic 11]
A adição da luz
RGB
O RGB é o resumo do processo de cores aditivas, formadas por:
- Vermelho (Red).
- Verde (Green).
- Azul (Blue).
A ocupação principal dos sistemas do RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos, como por exemplo, os monitores de televisões, os computadores, os "datashows" – o retroprojector, os scanners e as câmaras digitais.
Este modelo de cores RGB é baseado na teoria da visão colorida, sendo um modelo de cor aditivo no qual verde, azul claro, vermelho são reunidos de várias maneiras para produzir uma ampla série de cores. O seu nome vem das iniciais das três cores primárias. O objectivo deste modelo é para detecção, representação e exibição de imagens em sistemas electrónicos, sendo utilizado em convencionais de fotografia. Tem uma sólida teoria com base na percepção humana de cores.
...