A Manutenção Produtiva Total
Casos: A Manutenção Produtiva Total. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reileocadio • 7/8/2013 • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 639 Visualizações
A manutenção produtiva total quebra paradigmas
A Manutenção Produtiva Total (TPM - Total Productive Maintenance) é um conceito de trabalho que quebra o paradigma que durante décadas imperou nas indústrias: um operador de máquinas e equipamentos somente opera máquinas e equipamentos.
- a letra "T" significa "TOTAL". Total no sentido de eficiência global, no sentido de ciclo total de vida útil do sistema de produção e no sentido de todos os departamentos e de participação;
- a letra "P" significa "PRODUCTIVE". A busca do sistema de produção até o limite máximo da eficiência, atingindo "zero acidente, zero defeito e quebra/falha zero", ou seja, a eliminação de todos os tipos de perda ate chegar ao nível zero;
- a letra "M" significa "MAINTENANCE". Manutenção no sentido amplo, que tem como objeto o ciclo total de vida útil do sistema de produção e designa a manutenção que tem como objeto o sistema de produção de processo único, a fábrica e o sistema de vendas.
Á partir da implantação dos conceitos de TPM, o operador de máquinas e equipamentos também torna-se capacitado a executar manutenções mecânicas e elétricas, sendo capaz de perceber alterações no equipamento antes que este quebre, minimizando o tempo de parada de máquinas para manutenções corretivas, aumentando o tempo produtivo das mesmas.
Os conceitos que norteiam a TPM tornam o operador multi habilitado, ou seja, ele é capaz de operar diversas máquinas e equipamentos, bem como mantê-las e auxiliar o pessoal de manutenção da fábrica em suas tarefas.
O perfil do empregado muda, pois este passa a ser mais especializado e, à medida que vai adquirindo conhecimentos, pode ser remunerado em função de suas habilidades.
Outro conceito importante é a visão da necessidade do trabalho em equipe, o que permite a implantação de metas que, quando ultrapassadas, aumentam a remuneração de todos que a compõe.
A TPM, para ser implementada, requer um envolvimento de todos em uma unidade fabril. O trabalho em equipe torna-se primordial.
Os benefícios da implantação dos conceitos de implantação da TPM são claramente visíveis: o tempo de parada de equipamentos por quebra diminui, os custos associados a estas paradas também diminuem, aumentando, por conseguinte, a capacidade produtiva da fábrica e a possibilidade de aumento de receita e das margens dos produtos manufaturados.
Manutenção Produtiva Total - TPM, sua origem e evolução
Depois da Segunda Guerra Mundial, as empresas japonesas se lançaram na busca de alcançar metas governamentais de reconstrução nacional, tendo como objetivo principal, recompor as indústrias que estavam, até então, bastante envolvidas na produção militar. Por questões de sobrevivência, o Japão precisava produzir e exportar, tendo para isso, que vencer o principal desafio de reverter a reputação de produtor de segunda categoria, devido a exportação de bens de má qualidade antes da Segunda Grande Guerra. Foi dentro deste grande movimento japonês em busca da qualidade que se desenvolveu a Manutenção Produtiva Total (TPM), que ao longo dos últimos 50 anos, vem evoluindo de uma metodologia de manutenção para um completo sistema de gestão empresarial.
Evolução/
Década 1970 1980 1990 2000
Estratégia Máxima Eficiência dos Equipamentos Produção TPM Gestão TPM
Foco Equipamento Sistema de Produção Sistema Geral da Companhia
Perdas Perda por facha 6 Perdas principais 16 Perdas 20 Perdas
Assim divididas:
nos equipamentos Assim divididas: Equipamentos
Fatores Humanos Recursos na Produção Assim divididas: Processos
Inventário Distribuição Compras
Fonte: Adaptado de Imai 2000
Resultados esperados com a implantação do TPM
Há três razões principais pelas quais a TPM se difundiu tão rapidamente na indústria japonesa e agora o mesmo está acontecendo com todo o mundo: garante drásticos resultados, transforma visivelmente os lugares de trabalho e eleva o nível de conhecimento e capacidade dos trabalhadores de produção e manutenção.
A garantia de "drásticos resultados" é oriunda da aplicação do princípio básico da TPM, que é a eliminação total das perdas por toda a empresa. Os diversos fatores que influem nos resultados empresariais são: redução de avarias nos equipamentos, minimização dos tempos em que os equipamentos operam sem produzir ou com restrição na produção, redução do número de pequenas paradas, diminuição dos defeitos nos produtos, elevação da produtividade e redução dos custos, redução de estoques e eliminação de acidentes.
O TPM se propõe a melhorar o ambiente de trabalho - transformando as instalações normalmente impregnadas de poeira, óleo lubrificante e graxa, com objetos em desordem visível e, em muitos dos casos, desnecessários e inadequados ao processo de trabalho - em um ambiente agradável e seguro.
A elevação do nível de conhecimento, bem como a elevação da capacidade dos trabalhadores de operação e manutenção se iniciam à medida que as atividades de TPM vão sendo realizadas, e os primeiros resultados começarem a aparecer, motivando os empregados, aumentando a integração no trabalho e elevando sobremaneira o número de sugestões espontâneas de melhorias. A maior transformação
...