А manutenção produtiva total (MPT)
Artigo: А manutenção produtiva total (MPT). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bastosss • 3/6/2013 • Artigo • 328 Palavras (2 Páginas) • 493 Visualizações
As técnicas JIT, em sua maioria derivadas da filosofia enxuta geral, representam os meios para eliminação dos desperdícios.
Segundo Slack, pág. 613, a manutenção produtiva total (MPT ou TPM, do inglês total productive maintenance) é a manutenção produtiva realizada por todos os empregados por meio de atividades de pequenos grupos, em que manutenção produtiva é “gestão de manutenção que reconhece a importância de confiabilidade, manutenção e eficiência econômica nos projetos de fábricas. A MPT vê a manutenção como um assunto de toda a empresa, para o qual todas as pessoas podem contribuir de alguma forma.A MPT busca melhorar a eficácia dos equipamentos ao examinar as perdas que ocorrem, busca a realização de atividades autônomas por parte dos funcionários, que se tornam mais independentes. Além de planejar a manutenção, abordando todas as atividades da manutenção. Além disso, visa treinar todo pessoal em habilidades relevantes de manutenção, de modo que as habilidades alcancem a todos. Por fim, busca gerir os equipamentos logo no início usando a manutenção preventiva, de modo que os erros apareçam nas etapas de projeto, manufatura e instalação.
Segundo Slack, pág. 462, o tempo de set-up é definido como o tempo decorrido na troca do processo de uma atividade para outra. A redução dos tempos de set-up pode ser alcançada por uma variedade de métodos, como, por exemplo, eliminar o tempo necessário para a busca de ferramentas e equipamentos, a pré-preparação de tarefas que retardam as trocas e a constante prática de rotinas de set-up.Uma abordagem comum para a redução do set-up é converter o trabalho que antes era executado enquanto a máquina estava parada (set-up interno) para ser executado enquanto a máquina está operando (denominada set-up externo). Slack citou três métodos principais para se conseguir transformar set-up interno em set-up externo, um deles é facilitar a carga e descarga de novas ferramentas e matrizes, utilizando dispositivos simples como esteiras rolantes. Outro é montar as ferramentas ou matrizes num dispositivo padrão, tornando o set-up interno simples e padronizado.
...