A Moderna Gestão De Pessoas
Exames: A Moderna Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daywey • 21/4/2014 • 4.338 Palavras (18 Páginas) • 336 Visualizações
[pic] Atividades Práticas Supervisionadas
Administração de Recursos Humanos I
Professor: José Rubens Fier
Administração 5ª série A
Anhanguera Rio Claro
1º semestre 2011
ETAPA Nº1
Introdução à Moderna Gestão de Pessoas
Passo 1 – Equipe
Passo 2 – Aspectos da Moderna Gestão de Pessoas
- O Recrutamento:
Não está mais monopolizado ao Departamento de RH. Está descentralizado, exigindo mais treinamentos dos gestores e também maiores habilidades ao RH. Vale acrescentar (outro aspecto) que a tecnologia da informação cada vez mais acelera as informações sobre pessoas, auxiliando em muitos aspectos o RH;
- A Dimensão Humana:
“Pessoas querem ser tratadas como pessoas”, que acaba resultando maior confiabilidade e lucratividade. O estilo da administração de RH se torna mais participativa e aberta, onde compromete a todos;
- Qualidade de Vida:
O investimento na qualidade de vida se torna cada vez mais crescente no mundo corporativo. O retorno e comprometimento de uma pessoa comprometida são imensos, que reflete também na lucratividade nas suas atividades;
- Riscos, inovações e mudanças:
Devem ser divididos e recompensados;
- Exigências trabalhistas e à realidade de mercado:
Substituir vínculos trabalhistas por parcerias.
Passo 3 - Organização para a análise da Gestão de Pessoas:
Organização:
Kerry do Brasil – Rio Claro
Membro da equipe:
Afrânio de Carvalho (admissão – março de 2007)
Função na Organização:
Gerente de Produção
Passo 4 – Estrutura Administrativa da Organização:
Ramo de atuação da organização:
Temperos, aditivos e condimentos.
Pessoas envolvidas no processo:
50 pessoas.
Passo 5
Atualmente
a empresa usa a administração moderna de RH, portanto todos os tópicos do passo 2 estão inseridos na filosofia da Organização, que considera o elemento humano como o bem maior da empresa.
Conclusão:
Concluímos que a Kerry do Brasil já passou pelas transformações que estão ocorrendo nas organizações e na própria sociedade estão exigindo uma nova formatação e um novo papel para o RH. As pessoas estão deixando de ser simples recursos organizacionais que precisam ser administrados e controlados pelas empresas para o alcance exclusivo de metas financeiras.
Anteriormente, as empresas eram conceituadas como um conjunto de recursos articulados e integrados no sentido de alcançar objetivos organizacionais. O foco estava nos cargos e todo o RH se fundamentava neles. As pessoas entravam e saíam, mas os cargos permaneciam ao longo do tempo no velho modelo burocrático que dominava as empresas. Quase sempre a função do RH era manter os cargos ocupados por pessoas e controlar as pessoas para que desempenhassem seus cargos. Para tanto, as pessoas eram tratadas de maneira padronizada e homogênea.
Com essa transformação a Kerry do Brasil descentralizou o recrutamento, exigindo mais preparo dos seus gestores para treinar e obter informações sobre as pessoas auxiliando o Departamento de RH, na melhoria do tratamento com as pessoas acabou ganhando maior confiabilidade e comprometimento gerando maior retorno e lucratividade.
A Empresa deixa bem claro que seu maior bem é o elemento humano.
ETAPA Nº 2
Gestão com Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
Passo 1
A Organização estudada apresenta a organização hierárquica, ou seja, possui níveis
hierárquicos bem definidos e apresentados por toda organização. Como ela é uma divisão de uma multinacional, estudaremos apenas a organização evidenciada, ou seja, a empresa em si analisada. Os níveis se dividem em:
Nível 1 (estratégico): Gerência Geral;
Nível 2 (tático gerencial): Controladoria, Recursos Humanos e Gerências Departamentais;
Nível 3 (operacional): Segurança do Trabalho, Qualidade e Melhoria Continua;
Nível 4 (célula de trabalho): Operadores de linha de produção e áreas de suporte.
Como dito, conta com uma moderna administração de Recursos Humanos. Ela põe em ênfase o bem-estar dos funcionários, que trata como bem maior. Essa estratégia é adota em todas as empresas do grupo, com um departamento de RH corporativo, que está antenado com as novas tendências da administração moderna. Hoje, o recrutamento não é apenas centralizado ao RH, cabendo aos gestores a aplicação de ferramentas modernas para diminuir os erros nas contratações, realizando bem a documentação de perfil de vaga.
Também são realizados constantes treinamentos de administração de pessoal e comunicação, que também é um tema preocupante na organização. A empresa também possui parcerias com organizações de recrutamento, que conhecendo os perfis de vagas já realizam a primeira seleção para a vaga.
Outro aspecto da organização que deve ser citado é a relação do departamento de RH com o Jurídico, pois existe a preocupação de estar sempre muito bem amparado nas questões legais, ou seja, toda vaga deve ser estudado sobre a situação frente às questões trabalhistas para não haver descontentamento futura (de ambas as partes) na justiça.
Passo 2 – Aspectos a serem estudados (possíveis
mudanças):
Dentre os citados, o que mais chama a atenção no momento é o das relações com o Jurídico (exigências trabalhistas).
Passo
...