A Multidisciplinar
Por: brigadeiroari • 21/5/2015 • Relatório de pesquisa • 579 Palavras (3 Páginas) • 114 Visualizações
O xadrez é muito utilizado na educação como atividade multidisciplinar, pois ajuda no desenvolvimento do pensamento cognitico, memorização, raciocínio. Com o auxilio das novas tecnologias de informática e informação que permitem aumentar sua utilização .
Ultimamente a escola tem um papel importante pois muitas formas de ensino surgem a cada dia; assim as novas tecnologias principalmente as da área de informática tem ajudado muito no cotidiano da educação. Não se abrir e não se adaptar a essas mudanças é o mesmo que não se capacitar é parar no tempo e não ser capaz de acompanhar a evolução do ensino.
Mesmo com várias mudanças com relação a educação a cada dia vemos uma maior consciência de que para ter um melhor precisamos investir na educação e nos profissionais que nela estão.
O Projeto (??) é uma iniciativa que caminha em sintonia com as novas tendências educacionais , pois oferece suporte teórico aos alunos do ensino (???) e poderá enriquecer alunos e professores e formar pessoas que poderão se tornar agentes multiplicadores que ajudarão a divulgar a pratica pedagógica e esportiva.
Nosso obetivos é despertar nos alunos o espírito de disciplina e integração visando o desenvolvimento técnico moral e intelectual.
O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
O Projeto (??) tem como justificar sua aplicação por mostrar que o xadrez ajuda :
A imaginação e a antecipação;
A memória;
A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
O espírito de decisão e a coragem;
A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
A criatividade;
A inteligência;
A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
A atenção e concentração;
O julgamento e o planejamento;
Disciplinas envolvidas no projeto: Portugues, matemática, Historia, Geografia ,Ciência e Educação Fisica.
Etapas do projeto
Etapa 1 Instalação do local
Instalar-se-á na em uma sala (a ser definida) com as condições possíveis e necessárias ao desenvolvimento do jogo de xadrez
Iniaremos com a 15 tabuleiros educativos de material em madeira
15 temporizadores
cadeiras ? Computadores com programas e jogos educativos?
Etapa 2 Equipes de trabalho e capacitação
A equipe de trabalho será composta por professores das diciplinas atendidas e enxadreistas voluntários
Etapa 3 Elaboração das Atividades
Juntamente com a coordenação faremos um levantamento dos professores selecionados e elaboraremos cronograma com as atividade para as oficinas de xadrez .
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