A Patologia Geral
Por: ane.ferreira • 1/11/2022 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
DISCIPLINA: Patologia Geral
Data: 02-05-2022
Questão 1. Durante um ano um halterofilista levantou peso para ficar musculoso, o que de fato aconteceu. Um estudante de patologia argumentou que isso ocorreu pelo aumento excessivo de fibras musculares. Você concorda com isso? Justifique
R: Sim, pois nesse caso ocorreu o processo chamado hipertrofia muscular que é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta.
Questão 2. Durante a gravidez o útero aumenta consideravelmente o seu volume para alojar o concepto. Este é um caso de típico de:
- (x) Hiperplasia fisiológica
- Hipertrofia patológica
- Hipertrofia fisiológica
- Anaplasia
Questão 3. Descreva as principais características da necrose e da apoptose, enfatizando nos seus aspectos patológicos. Enfatize nas alterações mitocondriais, caso esse fenômeno seja importante em um desses tipos de morte celular.
R: Necrose: é sempre patológica, com inflamação adjacente, ocorre o aumento do tamanho da célula, rompimento da membrana, pois é danificada, o conteúdo celular sofre digestão enzimática e o núcleo sofre encolhimento, fragmentação e redução de basofilia.
Apoptose: geralmente fisiológica, sem inflamação adjacente, não há o rompimento da membrana, também há redução do tamanho da célula; conteúdo celular permanece intacto, núcleo não sofre fragmentação.
Questão 4. Durante um AVC, um paciente apresentou obstrução da artéria cerebral média. Uma tomografia foi usada pelo neurologista para diagnosticar o tipo de AVC. Uma ressonância feita 15 dias após a lesão inicial mostrou aumento da lesão primária. Sobre esse evento patológico responda:
- Que tipo de AVC acometeu o paciente?
R: AVC isquêmico
- O que é responsável pela lesão primária e secundária?
R: Mecanismos como despolarização anóxica, falência energética (devido ao baixo suprimento de oxigênio), excitoxicidade (acúmulo de neurotransmissores), necrose, estresse oxidativo, despolarização peri-infarto (excesso de resposta elétrica no entorno da lesão), entrada excessiva de cálcio no tecido, lesão mitocondrial, inflamação, apoptose (morte celular programada).
- Que terapia existe atualmente para pacientes com este tipo de AVC?
R: Atualmente a terapia que existe para pacientes com este tipo de AVC é a terapia trombolítica.
Questão 5. Durante a resposta inflamatória aguda, leucócitos alinham-se sobre a parede interna do endotélio. Depois eles sofrem transmigração e atravessam o vaso em direção área da lesão. As moléculas importantes para a fase inicial de lesão e a adesão fortes são:
- MCP-1 e trombospondina
- (x) Seletinas tipos E e P e integrinas
- Interleucinas
- Citocinas
- Não envolve moléculas de adesão celular
Questão 6. Após a transmigração pela parede dos vasos sanguíneos leucócitos migram corretamente para área de lesão tecidual. Como as células sabem o lugar onde existe a lesão e como chegam neste local? Qual o nome que se dá a este fenômeno?
...