A Produção em Vendas
Por: Edina38 • 25/10/2019 • Projeto de pesquisa • 3.909 Palavras (16 Páginas) • 182 Visualizações
Promoção em Vendas
Edina Boeira de Mello
Monitora Simone de Carli (100100340)
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Gestão comercial– Seminário Interdisciplinar
02/07/2019
RESUMO: Para que a Promoção de Vendas realize sua função com eficiência e faça seu papel estratégico, é necessário que tenhamos duas partes indispensáveis no processo que são: a oferta e a procura. Este consumidor pode ser pessoa física ou jurídica, porém as regras e éticas das ofertas devem ser a todos de maneira respeitosa e verdadeira.
A promoção de vendas é uma das ferramentas de marketing para se vencer a competitividade e conquistar o cliente, esta ferramenta pode ser um fator decisivo de incentivos ao consumidor, fazendo com que as empresas mantenham seus clientes satisfeitos e os tornem cada vez mais fiéis à marca. Com base nisto, o presente artigo teve como objetivo analisar qual a relação da prática da promoção de vendas com a fidelização de clientes em tempos de crise.
Palavras-chaves: Promoção de vendas; Consumidores; Crise; Fidelização de clientes.
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objeto de estudo a promoção de vendas, que consiste em um conjunto de estratégias para conquistar clientes, e de fidelização de clientes em tempos de crise.
Os objetivos deste trabalho dividem -se em analisar como a promoção de vendas pode mudar ou amenizar os efeitos de uma crise econômica . O trabalho irá mostrar estratégias utilizadas que permitam que, além de permanecerem comprando, os clientes se tornem fiéis à marca ou produto, não apenas pelo preço, mas sim pelo valor que a marca lhe proporciona.
- CONCEITO DE PROMOÇÃO DE VENDAS
Com a dificuldade de permanecer no mercado por causa da concorrência e de mudanças no comportamento do consumidor, as empresas têm que se conscientizar sobre a importância de se empenharem mais na realização da promoção de vendas, que compreende uma série de recursos que levam o cliente a consumir cada vez mais seus produtos. Segundo Kotler, promoção de vendas conceitua -se como “uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a compra de um produto ou de um serviço”. Ainda de acordo com este mesmo autor, as marcas utilizam estratégias de promoção de vendas para obter um retorno mais forte e rápido do consumidor. Ele afirma que “a promoção de vendas pode ser praticada tanto para conseguir resultados de curto prazo, como para chamar mais atenção ao lançamento de produtos ou aumentar as vendas em declínio” (KOTLER, 2000).
Conforme afirmam KOTLER e ARMSTRONG (2003), as principais ferramentas que fazem parte de promoções dirigidas ao consumidor são:
- Amostras: que consistem no oferecimento de uma porção do produto, visando à experimentação. Um exemplo de amostra muito utilizado no ponto de vendas em supermercados é o café, chocolate ou suco. Isso leva o consumidor que está no supermercado comprando outros produtos a experimentar uma nova marca, por exemplo.
- Cupons: são comprovantes que garantem a os consumidores um desconto na compra de um produto especificado. Em muitos casos, os cupons são oferecidos de acordo com uma compra a partir de tal valor, para que o cliente tenha desconto na próxima.
- Ofertas de devolução de dinheiro ou reembolso: semelhantes aos cupons, porém a redução de preço acontece depois da compra, e não na loja. O consumidor envia um “comprovante de compra” ao fabricante, que em seguida reembolsa parte do preço de venda por via postal. Esta ferramenta é um pouco mais rara, e é mais vista em comerciais que afirmam “satisfação garantida, ou seu dinheiro de volta”.
- Pacotes promocionais ou Descontos Promocionais: oferecem aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto. Os preços reduzidos são marcados pelo fabricante diretamente no rótulo ou na embalagem. Normalmente acompanham a frase “leve 3 e pague 2”.
- Brindes: são mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como um incentivo à compra de determinado produto.
O brinde pode vir por dentro da embalagem, ou fora da embalagem. Esta é uma das ferramentas que mais atrai o consumidor para a compra imediata, pois o benefício também será imediato.
- Brindes Promocionais: são artigos úteis com o nome do anunciante impresso, oferecidos como presente aos consumidores. A diferença dos brindes para o s brindes promocionais é que no segundo, além de agradar ao consumidor, a empresa ainda tem a vantagem do mesmo exibir a marca através do brinde, utilizando -o no dia a dia.
- Promoções nos pontos de venda: incluem colocação de displays e
demonstrações nos pontos de compra. Nesta ferramenta é que entra a função do promotor de vendas, pois ele faz com que o produto se torne mais atraente aos olhos do consumidor.
- Concurso, sorteio e jogos: dão ao consumidor a chance de ganhar alguma coisa, como dinheiro , viagem ou mercadorias, por sorte ou por esforço extra.
Estas ferramentas fazem com que o cliente se esforce, ou se empenhe para conquistar algum prêmio.
- Recompensas pela fidelidade: são quantias em dinheiro ou outros prêmios oferecidos pelo uso dos produtos e serviços da empresa ou determinada marca.
Isso significa que quando uma empresa reconhece que aquele cliente é tão importante para ela que não vê outra forma se não o recompensar por sua fidelidade. (KOTLER e ARMSTRONG, 2003).
Segundo FERRACIÙ (2007), a promoção de vendas conceitua -se por si própria: é uma técnica de promover vendas. Promover quer dizer ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, desenvolver, incentivar, favorecer . Não implica propriamente ou somente vender, mas esforçar -se, empenhar-se por meio de qualquer ideia ou ação para que isso aconteça. Ou seja, a promoção de vendas é uma ferramenta estratégica que tende a trazer muitos benefícios à marca ou produto.
...