A Profissão e Carreira
Por: carlinhaa23 • 7/3/2023 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
BIOMEDICINA- PROFISSÃO E CARREIRA
Carla Evelin de Carvalho Pinheiro
28218028
Biomedicina
O setor que vem ganhando espaço e impulsionando a economia na área de Biomedicina, é a área de Estética. Diversos biomédicos, tanto os formados e aqueles que estão se formando, tem buscando esse setor, pois ele trata de aplicações dos conhecimentos para corrigir as disfunções estéticas corporais, faciais e o envelhecimento fisiológico.
A biomedicina estética tem dado aos biomédicos um horizonte no sentido de ter o seu próprio negócio, ter sua própria clínica, trazendo um vasto conhecimento e suas possibilidades, além de transmitir aos seus pacientes mais seguranças em seus serviços, devido aos esteticistas hoje não obter conselho (infelizmente).
Segundo Souza e Cardoso (2017) para ter sucesso nesse ramo do mercado, os profissionais necessitam de uma ótima qualificação e devem continuamente investir em conhecimento, através de cursos qualificantes da área, pós-graduação e até o estágio supervisionado de 500 horas.
A área de estética é um mercado promissor, pois traz serviços na área de clinicas, spa urbano, salão de beleza, moda fitness, e academias, onde associam tratamentos e protocolos todos voltados para esses setores, e não é à toa que o setor da beleza contribuiu 14,9 bilhões em 2017, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC, 2017).
Além de que podemos considerar que hoje não é só as mulheres que buscam esse ramo, mas os homens também vêm buscando se cuidar mais, tem se preocupado com sua aparência e bem estar, estão mais vaidosos, onde hoje já existem diversos lugares que só atendem exclusivamente o público masculino.
É notório como o ramo de estética vem cada vez mais crescendo e como a demanda de profissionais capacitados é crescente, além de tornar diversos biomédicos, profissionais renomados no ramo da estética.
Hoje o biomédico segundo o conselho federal de biomedicina pode:
- Desenvolver e ampliar os tratamentos para disfunções estéticas faciais e corporais;
- Atuar na prevenção do envelhecimento relacionado à derme e ao tecido adiposo;
- Corrigir disfunções dermato-fisiológicas corporais e faciais, indicando o melhor tratamento, cuidado de saúde, bem estar e beleza;
- Tratar as disfunções, não tendo a pretensão de tratar patologias;
- realizar avaliação estética, eletroterapia, cosmetologia, laserterapia, carboxiterapia, intradermoterapia, luz intensa pulsada e led, peelings químicos e mecânicos, preenchimentos semipermanentes, aplicação de toxina botulínica tipo ‘a’;
- Ser responsável técnico de empresas que executam atividades para fins estéticos
A Biomedicina Estética permite que o profissional, tendo ele responsabilidade e planejamento, e ética profissional, consiga empreender e ter um futuro promissor, tendo assim o seu próprio negócio.
Referências:
https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/22195/20689
...