A Psicologia Hospitalar
Por: rafaeldias329 • 8/10/2021 • Trabalho acadêmico • 262 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Introdução
O câncer é a ploriferacao de células indiferenciadas que começam a invadir e atrapalhar o bom funcionamento dos tecidos e órgãos, o tratamento tem como objetivo controlar a multiplicação desorganizada dessas células, Dessa forma o câncer altera de forma drástica a vida do paciente e dos familiares, levando a mudança em todas as esferas da vida do paciente , no trabalho, lazer e na relações sociais.
O profissional da psicologia nesse contexto tem como missão ajudar o paciente e familiares na melhoria de qualidade de vida, na aceitação da doença e no processo de cura ou terminalidade.
Internação ontológica
Em muitos casos a internação e a única alternativa para o tratamento.
Atrelado a isso , não podemos nos esquecer que estar internado significa também uma mudança de lugar. Lugar físico, uma vez que o paciente e familiares não estão em suas casas.
A perca da subjetividade do paciente é um dos fatores que o profissional desse estar atento, pois nesse tempo de internação o paciente pode mudar o quadro diagnóstico para pior devido a angustia , a perca da sua subjetividade .
Caso o paciente apresente angustia, repulsa ao tratamento , variação de humor ,queixa em relação a equipe , é necessário acionar o psicólogo para avaliar e se possível instrumentalizar a equipe para se ajustar ao paciente, caso aja demanda maior de ajuda o psicólogo deve fazer algumas avaliações e se possível acompanhar o paciente ate o fim da hospitalização .
A família também sofre , o profissional deve considerar tanto o paciente quanto a família .
...