A Resenha Bordieu
Por: guimarov • 14/2/2023 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Discentes: Lucas Masson
Docente:
Disciplina:
O objetivo deste presente trabalho é fazer uma resenha que abarque a Sociologia da Educação do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) que é até os dias de hoje um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. Com grande contribuição no campo da Sociologia, onde construiu conceitos relevantes como Habitus, Campo e Capital social que se divide em: Capital econômico, que provém de bens e riquezas; Capital social como a representação de ser bem relacionado na sociedade; Capital simbólico sendo o que confere status e prestígio e Capital cultural sendo a quantidade e acesso a recursos culturais.
Na Sociologia da Educação do Bourdieu a escola é um dos modos de produção da ideologia capitalista, reproduzindo e legitimando assim as desigualdades sociais, já que o conhecimento ensinado nas escolas oriunda da classe dominante, gerando assim um desencontro de culturas no ambiente em que deveria ser democrático e transformador. Sendo assim, o problema do sistema escolar no mundo moderno capitalista é que seu modo uniforme de funcionamento não consegue abranger a diversidade das bagagens culturais dos alunos, que são causadas pelas desigualdades que os alunos tem de classe, sexo, etnia, cultura familiar, entre outras coisas. Sendo o desempenho escolar algo que não depende somente da inteligência dos alunos mas também de sua origem social.
Observamos então que a escola ao tratar todos os alunos da mesma maneira reproduz as desigualdades sociais através da ideia do mérito, já que os estudantes chegam na escola com diferentes tipos e volumes de capitais sociais. Vemos assim algo possível de observar também em nosso contexto escolar atual.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BOURDIEU, Pierre. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: Os Estudantes e a Cultura. 1964.
...