A Resenha os Anos JK
Por: estterlorany • 20/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 277 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Em “Os anos JK - uma trajetória política” é um documentário do cineasta Silvio Tendler. Produzido na década de 1980, ainda durante o governo militar. Em que retrata a vida política de Juscelino Kubitschek, cujo foi eleito em 1955, candidato do partido PSD. Juscelino Kubitschek nasceu em Minas gerais, na cidade mineira de Diamantina, de família pobre, Juscelino aos 2 anos de idade, perdeu seu pai João César de Oliveira, sendo assim sua mãe professora primaria teve que cuidar do sustendo e da educação de Juscelino e de sua irmã Maria da Conceição. Em 1914, Juscelino decide dar continuidade aos seus estudos, decidindo cursar o ensino secundário, cujo realizou até os 15 anos de idade, com o objetivo em cursar medicina.
E foi prefeito de Belo Horizonte, também foi Deputado federal e Governador de Minas Gerais. Assumiu o cargo de presidente em 1956, após o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. O filme busca retratar a democracia e o desenvolvimento.
Juscelino Kubitschek foi quem ousou o plano de metas “50 anos em 5” que se consistia em uma estratégia de desenvolvimento para o país, para isso algumas estruturas mostraram-se essenciais, o tripé baseado em estado cuidando da infraestrutura e dos monopólios essenciais, transnacionais com a produção dinâmica e capital privado nacional com a produção tradicional. JK trouxe ao brasil diversas indústrias, especialmente as automobilísticas do ABCD paulista, instalando aqui um polo de desenvolvimento. No entanto, as estratégias econômicas para financiamento acabaram causando inflação e dívida externa. Com perfil conciliador e a construção de Brasília ficou conhecido como o “presidente bossa-nova”, seus planos de voltar ao poder em 1965 não obtiveram êxito graças ao Golpe Militar de 1964.
...