A SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Por: Agatha16 • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 6.957 Palavras (28 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho
Darlene Vieira Souza Inácio RA 7930.6838.54
Daniele Gonçalves Franco Guimarães RA 8111.7172.50
Gisele Cíntia A. S. Tavares RA 7930.6817.81
Luciana Mascarenhas R. P. Pereira RA 7941.7103.21
Marilene Santos Ferreira RA 7932.6814.39
Monique Hellen Marcondes de Almeida RA 446225
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Tutor à distância: Profª Márcia Aparecida Jacometo
Atividade Práticas Supervisionadas - ATPS
Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho
Elaboração de um relatório com indicações de ações relativas à saúde e segurança no trabalho para um empreendimento.
Profª Márcia Aparecida Jacometo
Atividade Avaliativa Supervisionada: apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Saúde e Segurança do Trabalho que tem como desafio elaborar um relatório descrevendo o que se deve ser feito no empreendimento com relação à saúde e segurança no trabalho, antes de ser aberto ao público.
Nova Iguaçu/RJ
/05/2014
Introdução
Ainda hoje se verifica na maioria das empresas brasileiras, especialmente as empresas do setor industrial, ainda um certo descaso para com as condições de trabalho e, consequentemente, com a qualidade de vida dos seus colaboradores, na maioria das vezes, a empresa age assim por não saber a sua eficácia em reduzir os gastos e evitar problemas à empresa. Poucas firmas como algumas empresas multinacionais, e em algumas grandes empresas nacionais, a saúde e segurança do trabalho está sendo utilizada como ferramenta para melhorar a eficiência e as condições de trabalho dos funcionários.
É a partir dela que o trabalhador fica seguro e consegue desempenhar suas atividades com segurança, sendo assim Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
Para evitar a ocorrência de doenças, a melhor maneira é a prevenção. Para tanto as empresas são obrigadas a fazer a realização de exames médicos (admissionais, periódicos, demissionais, retorno ao trabalho e mudança e função) ou cumprindo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que visa monitorar os problemas de saúde detectados ou, ainda, identificando os locais de risco e adotando medidas para evitar a doença, realizando também, a educação sanitária além de outras medidas.
A maioria dos acidentes é uma combinação de condições inseguras do ambiente e atos inseguros dos trabalhadores. Devemos lembrar que segurança não é um item opcional, que pode ser dispensado em nossas vidas. Para a prevenção de acidentes de trabalho, é fundamental o atendimento a critérios de segurança e higiene, a empresa deve buscar condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho.
Para isso, todo empreendimento precisa estar de acordo com as Normas Regulamentadoras, a qual define o seu grau de risco conforme o Código CNAE – Classificação Nacional de Atividades Ergonômicas – da Empresa.
Desenvolvimento
Abertura de um Restaurante e Pizzaria, com previsão de 40 funcionários, sendo:
5 cozinheiros;
3 lavadores de louças;
3 funcionários de limpeza;
1 gerente;
1 telefonista;
1 recepcionista;
10 garçons e garçonetes;
1 monitor para o espaço kids;
2 caixas;
4 funcionários administrativos;
2 sócios;
4 entregadores (motoboys);
1 segurança;
2 manobristas.
Capacidade de 300 lugares, divididos entre dois pavimentos com acesso do térreo ao primeiro andar por uma pequena escada.
Instalações: 01 forno a lenha, 01 fogão industrial e 02 fogões menores, freezers, geladeiras, espaço para eventos, espaço kids (playground com piscina de bolinhas, mini escorregador, jogos eletrônicos, pequenos brinquedos), estacionamento com manobristas.
O Empreendimento
Antes da abertura deste empreendimento, o empreendedor deve ter atenção específica às normas técnicas do MTE (Portaria 3214/78, e suas 29 normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho), da ABNT e das Normas de Higiene do Trabalho-NHT da FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo para Medicina e Segurança do Trabalho, autarquia do MTE).
A inspeção de risco é a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas áreas e meios de trabalho, com o objetivo de descobrir e corrigir situações que comprometam a segurança dos trabalhadores. Como sabemos, o acidente é a consequência de diversos fatores que, combinados, favorecem a ocorrência do mesmo. Assim, a inspeção de risco ou de segurança é uma vistoria técnica feita nos locais de trabalho, áreas externas e instalações, observando os riscos existentes no ambiente, exemplo: falta de protetores em máquinas, protetores danificados, funcionando mal ou mal usados, desordem, desarrumação, disposição de materiais de maneira perigosa, uso de equipamentos de forma insegura, falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPI), falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção coletiva (EPC), etc.
...