A SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Por: sndionisio • 19/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.605 Palavras (7 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
E-Atividade
B9 | SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO | |
FORMANDO Data | Sérgio Dionísio |
|
Para resolver o Grupo I da E-Atividade deverá ter em conta as tabelas de Acidentes de Trabalho Graves e Acidentes de Trabalho Mortais elaboradas pela ACT. As tabelas estão disponíveis em:
https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/Estatistica/Paginas/AcidentesdeTrabalhoGraves.aspx
https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/Estatistica/Paginas/AcidentesdeTrabalhoGraves.aspx
- Observe com atenção cada tabela e responda às questões:
- Quais os setores de atividade que têm mais e menos acidentes de trabalho mortais e acidentes de trabalho graves? (2 valores)
1.ª Resposta: Sectores com mais acidentes de trabalho mortais são os sectores identificados na tabela como C - Indústrias Transformadoras e F – Construção; Sectores com menos acidentes de trabalho mortais são os sectores identificados na tabela como K - Atividades Financeiras e de Seguros e L - Atividades Imobiliárias.
2.ª Resposta: Sectores com mais acidentes de trabalho graves são os identificados na tabela como C - Indústrias Transformadoras e F – Construção; Sectores com menos acidentes de trabalho mortais são os sectores identificados na tabela como K - Atividades Financeiras e de Seguros e P - Educação.
- Indique o distrito com maior número de acidentes mortais e graves. (1 valor)
Resposta: O distrito com mais acidentes mortais é Lisboa
O distrito com mais acidentes graves é Lisboa
- Qual o tipo de empresa com maior número de acidentes de trabalho graves e mortais? Quais as possíveis causas/motivos? (2 valores)
1.ª Resposta: o tipo de empresa com maior número de acidentes de trabalho graves é, de acordo com a tabela, a pequena empresa (com o n.º de trabalhadores entre 10 e 49) cujas causas prováveis poderão ser:
- O não identificarem as potenciais situações de risco, por falta de avaliação de riscos;
- O não investirem em medidas de segurança;
- O não adoptarem programas de prevenção;
- O não prestarem atenção ou “ouvirem” as campanhas de sensibilização;
2.ª Resposta: o tipo de empresa com maior número de acidentes de trabalho mortais é a pequena empresa (com o n.º de trabalhadores entre 10 e 49) cujas causas prováveis poderão ser:
- O não identificarem as potenciais situações de risco, por falta de avaliação de riscos;
- O não investirem em medidas de segurança;
- O não adoptarem programas de prevenção;
- O não prestarem atenção ou “ouvirem” as campanhas de sensibilização;
- Indique as possíveis causas de haver diferença no número de acidentes de trabalho entre homens e mulheres. (2 valores)
Resposta:
Relativamente a esta temática, estão geralmente associadas ao género masculino actividades na indústria de extracção e da construção além da transformação onde estatisticamente estão identificados os maiores números de incidência e ocorrência de acidentes graves, tendo em conta que os números de trabalhadores na indústria transformadora são partilhados de forma diferente entre género masculino e feminino e de acordo com o tipo de indústria transformadora, o que não acontece na construção e na extracção.
De acordo com ao acima referido e numa conclusão simplificada admite-se que a exposição aos riscos que advém das actividades a que cada género poderá estar exposto, é um factor que determina esta diferença estatística do número de acidentes graves entre o género masculino e feminino.
Outras causas poderão ser as condições psicossociais, a condição física de cada trabalhador, a falta de adaptação do posto de trabalhos ao trabalhador, a não utilização da evolução técnica a favor das condições de produção e segurança, as alhas humanas, entre outras.
Grupo II
- Indique os principais benefícios da implementação e certificação de um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho para uma organização. (4 valores)
- Diminuir o risco de ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
- Redução das baixas médicas e consequente diminuição do absentismo.
- Evidenciar o cumprimento com a legislação aplicável.
- Redução de custos relacionados com prémios de seguros, indemnizações, paragens, quebras de produção/serviço e acidentes.
- Melhoria das condições de trabalho e satisfação dos colaboradores, assim como o aumento da produtividade.
- Melhoria da imagem.
- Com a certificação a consequente diferenciação e aceitação no mercado, sociedade e atracão de possíveis investidores.
- Possibilidade de acesso a novos mercados em que atuam clientes com exigências para a segurança do trabalho.
[pic 3]
E-Atividade
- A norma ISO 45001:2019 exige que, as organizações estabeleçam um processo para determinar e atualizar os requisitos legais e outros requisitos que são aplicáveis aos seus perigos e riscos de SST.
“6.1.3 Determinação dos requisitos legais e outros requisitos
A organização deve estabelecer, implementar e manter um ou mais processos para:
- determinar e ter acesso a requisitos legais e outros requisitos, atualizados, aplicáveis aos seus perigos, riscos para a SST e sistema de gestão da SST;
- determinar como esses requisitos legais e outros requisitos se aplicam à organização e quais necessitam ser comunicados;
- ter esses requisitos legais e outros requisitos em consideração no estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria continua do seu sistema de gestão da SST.
A organização deve manter e reter informação documentada sobre os seus requisitos legais e outros requisitos e deve assegurar que são atualizados para refletir quaisquer alterações.”
Tendo em conta o requisito 6.1.3 da norma crie um formato/modelo que lhe permita efetuar o controlo/registo dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis à organização. (5 valores)
...