A Saúde e Segurança no Trabalho
Por: Rinaldo Amaro da Silva • 14/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.845 Palavras (8 Páginas) • 1.696 Visualizações
Saúde e Segurança no Trabalho
1) Sobre a emergência, assinale a alternativa incorreta: A emergência não pode ser caracterizada como falta de água.
2) Aponte a alternativa incorreta entre os problemas pessoais e íntimos do colaborador que podem ocasionar acidentes de trabalho: Deficiência física.
3) Como é organizada a CIPA? A CIPA será composta por representantes do empregador e dos empregados.
4) Qual é o prazo do mandato da CIPA? Será de um ano e os representantes dos empregados gozam de estabilidade até um ano após o término do mandato.
5) Entre os fatores associados ao estudo da ergonomia apontados abaixo, assinale a opção incorreta? Financeiros.
6) Entre os cuidados que devem ser tomados pelo colaborador quando está na posição sentado, assinale a opção incorreta? Devem ocorrer pausas semanais, com vistas ao descanso dos olhos e das mãos.
7) Entre as obrigações do empregador com relação ao EPI, aponte a alternativa incorreta: Manter sempre um padrão independente de cada atividade.
8) A prática da ginástica laboral visa a promoção do bem estar ao colaborador. Entre os benefícios apontados abaixo, assinale a alternativa incorreta: Aumenta o rendimento financeiro da empresa.
9) O conceito de insalubridade refere-se a: Exposição dos empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância.
10) As doenças que foram produzidas ou desencadeadas por algum tipo especifico de atividade são definidas como: Doenças profissionais.
11) A pericia medica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a responsável por caracterizar tecnicamente os acidentes do trabalho, realizando o reconhecimento do chamado nexo causal por meio das relações, das quais podemos citar: O acidente e a lesão.
12) No método Árvore de Causas, as ações do individuo na produção de bens e serviços de responsabilidade da empresa da qual faz parte correspondem a um dos elementos que compõem uma atividade do trabalhador. Dessa forma, o elemento aqui descrito refere-se a: Tarefa.
13) Tratando-se da comunicação de acidentes do trabalho, é correto afirmar: A comunicação correta tem importância previdenciária, estatística, epidemiológica, trabalhista e social.
14) “Cabe as empresas a implementação de seus Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, com o objetivo de apresentar aos empregados os riscos existentes e decorrentes de suas atividades laborais.” A qual norma regulamentadora essa proposição anterior se refere? Norma regulamentadora nº 9: riscos ambientais.
15) Para obedecer à legislação brasileira de segurança e medicina do trabalho, em especial, à NR 6 – Equipamento de Proteção Individual- EPI, devemos considerar como obrigação da empresa, quanto ao EPI, a: Responsabilidade pela sua higienização e manutenção periódica.
16) A NR 7 prevê que o PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos. Não é um desses exames: De mudança de empresa.
1) A Lei Federal nº 8.080/90, entre as ações preventivas e de proteção ao meio ambiente, estabeleceu as diretrizes de vigilância ambiental em saúde, compreendendo um conjunto de ações que propicia o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionamentos que interferem na saúde humana com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde através? Do estudo dos fatores de risco existentes (físicos, químicos, biológicos, mecânicos, ergonômicos ou psicossociais).
2) A Organização Internacional de Trabalho estabeleceu o Programa Internacional para a Melhora das Condições e Meio Ambiente do Trabalho que se iniciou em 1976 e tem como objetivo o melhoramento das condições de trabalho e a proteção da saúde física e mental do trabalhador. Seu foco constitui-se na: Todas as alternativas estão corretas.
3) Analisando as causas dos acidentes de trabalho é possível identificar as causas de atos inseguros como: Todas as alternativas estão corretas.
4) As Normas Regulamentadoras relativas à segurança do trabalho são de observância: Obrigatória às empresas.
5) As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores; causados, desencadeados ou agravados por fatores de riscos presentes nos locais de trabalho. Tradicionalmente, os riscos presentes nos locais de trabalho são classificados em organizações do trabalho, agentes físicos, químicos e biológicos. São considerados agentes físicos EXCETO: Névoa, neblina e ou/poeira.
6) As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores; causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Tradicionalmente, os riscos presentes nos locais de trabalho são considerados: As afirmações I, III e IV apenas.
7) De acordo com Cardella (1999), é considerado emergência todo procedimento perigoso sobre os quais o homem não tem nenhum controle. Todas as alternativas estão corretas.
8) Em 1978, o ministério aprovou uma portaria com as 28 Normas Regulamentadoras (NR) relativas à segurança e medicina do trabalho. A partir de 1994, já adotando como paradigma a Convenção nº 161/85, da OIT, aprovou as atuais versões das normas NR-7, NR-9, NR-18 e NR-29. Finalmente, em 1999, foi aprovada a atual versão da NR-5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa). Identifique as características da CIPA: Todas as alternativas estão corretas.
9) Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas abaixo: V, V, F, F, V, F.
10) Situando o desenvolvimento conceitual em saúde do trabalhador, identifique os fatores determinantes do processo saúde/doença do fator biológico: Ação Principal - Tratamento da doença.
11) A NR-17 Ergonomia é uma norma que especifica as condições mínimas de conforto físico e mental que uma empresa deve oferecer para não prejudicar a saúde dos funcionários. Dessa forma, identifique qual é a característica principal dessa norma: Visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
...