A falta que Marco Reus faz à Alemanha
Por: GUILHERME LOURO DE SALIGNAC E SOUZA • 15/5/2017 • Artigo • 755 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
A falta que Marco Reus faz à Alemanha[pic 1]
Marco Reus é, sem duvidas, uma das maiores revelações do futebol alemão na ultima década e um dos melhores atualmente de sua geração. Depois de uma temporada lutando contra lesões, Reus voltou a estar em forma e brilhou na temporada 2015/16 vestindo a camisa do Borussia Dortmund. Em 44 jogos disputados, o alemão balançou as redes 23 vezes, além de distribuir 8 assistências.
Apesar de todo esse talento, ele está longe de ser o jogador mais sortudo do mundo. No dia 31 de maio, quando completou 27 anos, o jogador teve uma surpresa. Foi informado que fora cortado da convocação da seleção alemã para a Eurocopa, feita pelo técnico Joachim Löw, devido a uma lesão muscular. Reus já tinha ficado de fora da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, porque se lesionou no ultimo amistoso preparativo contra a Armênia ao receber um carrinho por trás e, consequentemente, acabou torcendo os ligamentos cruzados no tornozelo esquerdo.
[pic 2]
O técnico alemão comentou sobre o corte do meia-esquerda: ‘Ele seria bastante útil. ‘Além disso, também esclareceu que a situação é bastante complicada, mas do que se pensava: ‘Com Marco Reus, a situação é que os médicos não me conseguem dar uma definição do problema’, disse Löw à imprensa quando anunciou a lista dos 23 convocados da Eurocopa. ‘Os médicos estão céticos quanto a ele estar em forma nas próximas semanas e com estes jogos difíceis pela frente. ’
Marco Reus atua no Borussia Dortmund como meia ou ponta pela esquerda no 4-3-3 e variantes de Thomas Tuchel. Nessa posição, Reus dá ao time uma grande velocidade e poder de finalização, já que tem um ótimo chute de média e longa distancia e também um especialista na arte de cobrar faltas. Além disso, é um jogador com uma boa visão de jogo e capaz assistir facilmente seus companheiros por causa da sua grande criatividade e também é um grande driblador, o que ajudaria muito sua seleção a quebrar as linhas defensivas de uma seleção para poder fazer o gol ou dar uma assistência. Todas essas características fazem de Reus um dos melhores jogadores do time auri-negro e na Alemanha.
Na seleção da Alemanha, Joachim Löw utiliza o 4-2-3-1, uma das variações na qual é habituado a jogar pelo flanco esquerdo. Com Reus fora, os seus possíveis substitutos são Julian Draxler (Wolfsburg), Andre Schürrle (Wolfsburg), Mario Götze (Bayern de Munique) e Lukas Podolski (Galatasaray).
Os mais prováveis a ocupar a vaga serão Schürrle (esquerda) e Draxler (direita). Schürrle tem o estilo de jogo que mais se assimila ao do Marco Reus. Draxler já é um pouco mais diferente. O jogador de 22 anos não tem a mesma explosão que o meia do Borussia, mas a Alemanha ganha em qualidade de criação pelos lados do campo para uma tabela ou com o bom chute da entrada da área do meia do Wolfsburg.
[pic 3]
Lukas Podolski é o típico jogador de seleção, podendo não estar numa boa no seu clube, mas na seleção consegue mostrar seu futebol. Apesar disso, o meia do time turco não vem se destacando na seleção e teve uma convocação um tanto quanto duvidosa. Porém, é oriundo de uma geração gloriosa junto com Bastian Schweinsteiger e pode ajudar com sua experiência de 2 Copas do Mundo e 2 Euros jogadas pela Alemanha.
[pic 4]
Mario Götze é uma boa opção, já que é quem deu o título de campeão mundial para a seleção alemã e também é um jogador muito querido por Löw e que tem sua confiança. Contudo, o técnico alemão utiliza-o como um falso-9 na formação tática. Apesar disso, se ele quiser colocar Mario Gomez no ataque, ele pode utilizar o jogador do Bayern de Munique.
...