A formação de alunos multiliterários
Por: Gustavo Vieira • 20/6/2021 • Relatório de pesquisa • 378 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE BRASILÍA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LÍNGUA PORTUGUESA PARA DOCENTES
GUSTAVO VIEIRA DOS SANTOS
RA: 383308316227
BRASÍLIA
2021
Dentro do contexto escolar o desenvolvimento é principal chave, para que então atinja as habilidades. Norteados pelo plano de aula, cujo engloba objetivos e recursos que devem ser utilizados, os professores procuram promover ao aluno, o conhecimento especifico relacionado com o seu cotidiano, desde as etapas inicias até os anos finais do fundamental, para que então o conhecimento seja adquirido, a habilidade seja desenvolvida e aprendizagem realizada.
A formação multiliterária é um dos objetivos aplicados dentro de sala, o mesmo acontece em diversas etapas da educação, seja ela no 2°ano ou no 9° ano do fundamental. Esa categoria formada dentro de sala favorece na interpretação das linguagens, interpretando os componentes existentes dentro dos textos. O professor dentro de sala, primeiramente deve entender o processo de compreensão e conhecimento dos discentes, de modo em que ele possa elaborar um planejamento em que pode ser trabalhado em sala, e seja acessível para todos. Além disso o docente, deve promover a dinâmica em que ocorra a troca de conhecimento de aluno para professor e professor para aluno.
O planejamento para que o desenvolvimento seja trabalhado em sala, deve contar com apresentação de conteúdo, recursos que incentivem a leitura, seja com o trabalho com textos dissertativos, injuntivos ou expositivos, e também incentivar a pratica de detalhamento dos tipos textuais, na qual os levam aos alunos conhecerem a estrutura de textos, a partir disso deve-se certificar que o entendimento sobre os leques de componentes. O professor deve além disso ser flexível com alunos, para que esse processo de aprendizagem e formação não seja “chato” e sobrecarregado de informações. Além disso, o docente para garantir que o aluno esteja tornando-se multiliterário, para analisar esse processo, deve aplicar atividades que as resoluções devem ser realizadas com o conhecimento do aluno, dessa forma o professor poderá detalhar os resultados e se a formação de um sujeito multiliterário está sendo realizada.
Dessa forma, garantir um aluno multiliterário, é apresentar a sociedade uma pessoa com conhecimento estrutural de textos e outras interpretações, mostrando melhor autonomia e desempenho social e educacional. Sendo apto para entender a ampla gama de informações em que é apresentada na nossa realidade cotidiana, seja então de letras a esferas comunicativas.
...