A importância da brinquedoteca
Por: lulusantos2015 • 13/9/2015 • Projeto de pesquisa • 358 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
O JOGO E O BRINQUEDO COMO PARTE DA VIDA ESCOLAR
O aluno era visto como um agente passivo da aprendizagem e o professor um transmissor, nem sempre presente nas necessidades do aluno. Hoje já se sabe que não existe ensino sem que ocorra aprendizagem.
Perde-se tempo, portanto da época que se separava a brincadeira, o jogo pedagógico, da atividade seria.
Hoje o jogo é o melhor caminho de iniciação ao prazer estético, à descoberta da individualidade e à meditação individual. (SANTOS, 2000)
A criança possui estímulos internos, que a fazem sentir atraída por algum jogo, pela chama acesa de sua evolução, que lhe permite satisfazer a necessidade imperiosa posta por seu crescimento.
O jogo nunca deve ser ocasional, mas deve sempre ser planejado, que acompanhe o progresso do aluno, devendo despertar o desenvolvimento, aprendizagem, estimulando a construção do novo conhecimento e principalmente despertar o desenvolvimento de uma habilidade. (SANTOS, 2000)
É a capacidade cognitiva e apreciativa específica que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais, e que o ajude a construir conexões.
Os jogos devem ser utilizados quando possibilitar auxilio eficiente ao alcance de um objetivo, dentro dessa programação e assim, a elaboração deve ser procedida do conhecimento dos jogos específicos, e na medida em que estes aparecem na proposta pedagógica é que devem ser aplicadas. O jogo não deve ser introduzido antes da maturidade do aluno para superá-lo e quando o aluno revelar cansaço pela atividade.
O professor deve levar em conta alguns elementos para aplicação dos jogos, são eles:
Capacidade de se constituir em fator de auto estima do aluno, o professor deve organizar o jogo para simbolizarem desafios intrigantes e estimulantes, mas possíveis de serem concretizados pelos alunos.
Condições psicológicas favoráveis. O professor deve usar o jogo como ferramenta de combate à apatia e como inserção e desafios grupais, devendo ser cuidadosamente introduzidos e a posição dos alunos definida.
Condições ambientais: o espaço deve ser organizado e com uma boa higienização.
Fundamentos técnicos: o jogo deve ter começo, meio e fim enquanto o aluno deve ser estimulado para buscar seus próprios caminhos.
O jogo, portanto faz cm que a aula se torne mais divertida e interessante (SANTOS 2000).
...