A importância dos fatores humanos na aviação
Por: gustavo.neumann • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 861 Palavras (4 Páginas) • 183 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS FATORES HUMANOS NA SEGURANÇA DO VOO
Aluno: Gustavo Henrique Lins Neumann
Turma: Ciências Aeronáuticas - 1° período
Professor: Wellington Avelino Minhaque dos Santos Júnior
Disciplina: Navegação Aérea Visual
ÍNDICE
Introdução................................................... 3
Aspecto médico.......................................... 3
Aspecto psicológico.................................... 4
Aspecto operacional................................... 4
Desempenho.............................................. 5
Conclusão....................................................5
INTRODUÇÃO
O que mais se preza em um voo é a segurança, e vários fatores influenciam nessa segurança. As estatísticas em relação a acidentes aeronáuticos têm crescido bastante nos últimos anos; e, juntamente com tais, aumenta a preocupação quanto às causas, de forma a poder evitar novas tragédias.
Os fatores contribuintes para um acidente aeronáutico podem ser classificados, quanto à área de abordagem da segurança operacional, em Fatores Humanos ou Fatores Materiais. Os fatores humanos dependem dos aspectos médico, psicológico e operacional dos indivíduos participantes das atividades diretamente relacionadas com o voo. Os fatores materiais se referem à aeronave, incluindo seus componentes, equipamentos, sistemas e aspectos de projeto, de fabricação, de manuseio e de falhas não relacionadas ao serviço de manutenção. Neste trabalho o foco serão os Fatores Humanos, e a importância de tais na segurança do voo.
ASPECTO MÉDICO
O aspecto médico é a área dos fatores humanos que envolve os conhecimentos médico e fisiológico, que são necessários para serem identificadas variações desta natureza e sua participação nas situações de voo.
É importantíssimo que o piloto tenha um conhecimento, por exemplo, das mudanças ocorridas no corpo humano durante o voo, causadas pelas variações de pressão, de forma a garantir o bem estar dos passageiros. De igual modo, é necessário ter um conhecimento de socorro médico, para atender passageiros necessitados até que se chegue ao solo e receba o devido atendimento especializado; do contrário é possível que o passageiro não resista a algo que poderia ter sido tratado.
Assim, fica evidente que, com o devido conhecimento e treinamento médico, muitos incidentes podem ser evitados.
ASPECTO PSICOLÓGICO
O aspecto psicológico é a participação de variáveis psicológicas individuais, psicossociais ou organizacionais no desempenho da pessoa envolvida.
Pelo fato da mente humana ser muito complexa e variável, fica complicado até para especialistas saber como lidar com distúrbios desta natureza. Entretanto, mesmo que não saibamos como agir, é indispensável saber como não agir em situação de um indivíduo perturbado mentalmente, com o objetivo de evitar que ele cause problemas.
Mas essa categoria não abrange somente distúrbios. Em situação de risco, por exemplo, é de extrema importância que a tripulação saiba como manter a calma geral, evitando o caos, para que ninguém acabe agravando o risco.
Desta forma, claramente se evidencia a necessidade do conhecimento psicológico no sistema de prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos.
ASPECTO OPERACIONAL
O aspecto operacional refere-se ao desempenho do ser humano nas atividades diretamente relacionadas ao voo.
...