A injunção para prolongar o tempo de trabalho para 40 semanas
Artigo: A injunção para prolongar o tempo de trabalho para 40 semanas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: teraprogresso • 28/7/2014 • Artigo • 489 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
O Tribunal Administrativo aceitou a providência cautelar do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) para adiar o alargamento do horário de trabalho para as 40 horas semanais.
O objectivo é suspender de modo imediato o alargamento da carga horária, até que o Tribunal Constitucional se pronuncie sobre a matéria.
"Fomos notificados na segunda-feira ao fim do dia. O tribunal aceitou a nossa providência cautelar, mas deu à Administração Pública duas semanas para contra-argumentar", explicou o presidente do STI, Paulo Ralha, à agência Lusa.
O Ministério das Finanças tem assim 15 dias para responder e a acção só terá efeitos suspensivos se o tribunal recusar a argumentação que o Governo vier a fazer. Caso contrário, o STI tem de aguardar pela decisão do Tribunal Constitucional.
O aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas por semana entra em vigor no sábado (28 de Setembro), segundo o estipulado no diploma publicado a 29 de Agosto em Diário da República.
Se a providência cautelar não produzir efeitos, os trabalhadores dos impostos, tal como os restantes funcionários públicos, vão passar a ter jornadas de trabalho mais longas já a partir de Outubro.
Ao abrigo da nova lei, o período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas é de "oito horas por dia e quarenta horas por semana", e este alargamento do horário de trabalho "tem natureza imperativa e prevalece sobre quaisquer leis especiais e instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho".
O diploma estabelece também que o período de atendimento ao público dos serviços deve, tendencialmente, ter a duração mínima de oito horas diárias, abranger o período da manhã e da tarde e ter obrigatoriamente afixado, de modo visível ao público, nos locais de atendimento, as horas do seu início e do seu termo.
A inconstitucionalidade do novo diploma, que foi invocada pelos sindicatos e pelos partidos da oposição, baseia-se na violação do artigo da Constituição que garante a remuneração do trabalho, porque a nova lei obriga a mais uma hora de trabalho por dia e sem remuneração acrescida.
Share on facebook Share on twitter
Share on email More Sharing Services
PARTILHAR
Mais notícias de País
País
Apareceu português dado como desaparecido no México
País
Seguro automóvel deve pagar por acidentes provocados por ciclistas?
País
TAP diz que nada pode fazer. Passageiros devem preparar-se para greve
País
Suíça pede extradição de portuguesa acusada de tentar matar o marido
País
TAP volta a voar para Bissau em Outubro
País
As “Damas Enfermeiras” da Primeira Guerra Mundial
...