A Ética de Cortella
Por: Marcos Gazoni • 20/6/2019 • Resenha • 712 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Marcos Antonio Gazoni
Resenha “Qual a sua obra?”: Ética
Cascavel-PR
2019
1 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CORTELLA, Mário Sérgio. Ética. QUAL A TUA OBRA?11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, pag. 104 a 141.
2 CREDENCIAIS DO AUTOR
Mário Sérgio Cortella, escritor paranaense nascido em 1954, este se tornou grande filósofo, educador e escritor de vários livros como “A sorte segue a coragem” e “A escola e O conhecimento” além de seu livro de maior sucesso “Por que fazemos o que fazemos?”. Ex-monge, a espiritualidade está sempre presente em sua obra. Em 1975 graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Tem mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Foi orientado pelo ilustre Paulo Freire em seu doutorado). Foi professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação da PUC - São Paulo, onde trabalhou de 1977 a 2012. Mario Sergio Cortella foi secretário Municipal de Educação de São Paulo, entre 1991 e 1992. Desde 1997 é professor convidado da Fundação Dom Cabral.
3 RESUMO
Trata da Ética, o parágrafo teve como fim a apresentação e dissertação do tema Ética, o tema é trabalhado de forma fluida e simples, mas ao mesmo tempo ampla, além da demonstração de vários temas que corroboram para a compreensão mais completa. Ética é a fronteira da nossa convivência, é também o conjunto de princípios e valores de um indivíduo ou de um grupo de pessoas. Abrange todos os que possuem valores e princípios para tomar decisões. Resumidamente é representada como sendo os princípios e valores utilizados para responder três perguntas: “Quero? Posso? Devo?”. Em seguida é apresentada a moral, como a resposta prática às perguntas citadas a cima, e pode ser diferenciada melhor do conceito de ética, pois remete a parte prática, enquanto esta se compreende melhor na área teórica. A dúvida ética na resposta de uma ou mais perguntas referidas a cima é chamada de dilema, podendo ocorrer mesmo àqueles com a ética sólida. Trata também da frase “A vida é muito curta para ser pequena”. Através desta frase surgem temas como integridade, que remete a completude, honestidade e sinceridade; alteridade, que se refere à forma de ver as pessoas como pessoas, e não como estranhos. Além de vários outros temas como, arrogância, ganância, ambição, perenidade e a relação humanidade-natureza.
Palavras chave: Ética, Moral, Princípios, Valores.
4 CONCLUSÕES DO AUTOR
Cortella trabalha fortemente durante o capítulo a frase “A vida é muito curta para ser pequena”, ele demonstra que se deve tomar acentuado cuidado para com preconceito, arrogância, ganância, estes que podem torná-la pequena. Também faz um alerta para a sempre lembrança da mortalidade humana e de que sua passagem pela terra é breve. Para engrandecer a vida recomenda à ética, de forma que possa proteger a integridade humana em sua completude. Por fim termina com a frase “Se a gente pode e a gente quer, a gente deve”, que remete ao sempiterno dever humano de viver em busca de uma vida inteira, de forma a amenizar o fato de ser pequena.
...