ADM Gestão De Pessoas
Monografias: ADM Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliabe123 • 13/9/2013 • 1.477 Palavras (6 Páginas) • 426 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Temos aqui um trabalho bastante diversificado pois vamos falar de assuntos que são importantíssimos para um bom Administrador, começando pela Contabilidade que na atualidade é um instrumento fundamental para a administração, reconhecida como uma ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisão pelos gestores, através da análise de fatos que ocorrem no dia a dia, registrados pela Contabilidade e transformados em relatórios gerenciais.Temos também a Matemática Financeira faz-se presente na rotina diária dos indivíduos, especialmente no cotidiano dos gestores e profissionais que necessitam da mesma para fins de tomada de decisão. Os temas estruturadores do ensino da Matemática tem como objetivo, entre outros, explorar conteúdos que envolvam diferentes formas de pensar em Matemática e diferentes contextos para as aplicações dos conhecimentos matemáticos. Entre os diferentes temas constam as razões históricas que deram origem e importância a esses conhecimentos e aparecem as noções de Probabilidade e Estatística.A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento. O Comportamento Organizacional também é uma ferramente muito importante para uma boa administração pois consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo
e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas , culturais,tecnológicas e políticas.
Atividade
01. A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
Com certeza, pois, a estatística é uma importantíssima ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística. Atualmente, as empresas têm procurado profissionais como executivos que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito uma diferença grande nos processos decisórios em empresas.
02. O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.
Com certeza não, pois a Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal.
03.
De que forma a Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisões dos gestores dentro de uma organização?
A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem. Este artigo tem por objetivo trazer uma abordagem sobre o surgimento e o papel adquirido pela estatística durante o século XX até os dias atuais, mostrando o seu uso e aplicabilidade pelo setor empresarial e governamental, visando à tomada de decisão correta, em face das incertezas. Outro objetivo deste artigo é discutir a importância da estatística para a iniciativa privada que com essa ciência melhora o desempenho da empresa no sentido de reduzir custos e maximizar os lucros. Da mesma forma, no âmbito do poder público, o governo, através de levantamentos estatísticos, consegue estabelecer um retrato da realidade socioeconômica, permitindo assim uma maior eficiência na aplicação dos recursos públicos voltados para o bem estar e melhoria das condições de vida da população..
04. Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?
A busca pela sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento.
05. Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações? Justifique sua resposta.
A cultura organizacional compreende um conjunto de forças importantes que influênciam o comportamento organizacional. Compreende, além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas, um padrão de crenças e expectativas compartilhadas pelos funcionários que produzem normas inconscientes. Estas por sua vez, podem moldar poderosamente o comportamento dos indivíduos
...