ADM PUBLICA
Trabalho Escolar: ADM PUBLICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MONICAMELO • 27/3/2014 • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 285 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE GESTÃO PÚBLICA
Administração Pública
Maceió, 2013
1 - OBJETIVOS
1.1 - Geral
• Absorver conhecimentos básicos de Administração Pública através desta atividade.
1.2 - Específico
• Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
• Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações .
• Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
• Desenvolver um relatório com todas as etapas da “Atividade Prática Supervisionada” (ATPS).
2 - O BUROCRATA
2.1 - Definição de Burocracia
Segundo Medeiros (2009) o termo burocracia, sempre é relacionado a imperfeições, percebe-se que a mesma ainda não é bem definida para alguns de seus usuários, apesar de estar presente em nossa sociedade em toda estrutura organizacional.
Através de seus estudos o economista alemão Max Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
A sociedade ou o conceito popular descreve a burocracia de uma outra maneira, esta mais ligada as imperfeições que confrontam as ideias de Weber. Nesta definição o termo é dado como um problema que impede que as soluções fluam de maneira eficiente, ou seja, a burocracia torna o mundo mais lento e problemático.
Foi observado que a burocracia está presente em toda organização oferecendo vantagens e desvantagens, influenciando diretamente na vida dos indivíduos que utilizam e dependem deste sistema, sendo assim, é possível perceber que todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático.
Talvez haja um meio termo entre essas duas definições (Weber x Popular). O que Max Weber deixa de essencial para a administração não é a existência de uma burocracia ideal como a que ele se referiu (um sistema perfeito), mas que a mesma é um meio para se obter um devido fim, logo se um burocracia que consegue a máxima eficiência ao tal sistema ideal que ele deixou de herança, ou seja, mesmo com disfunções o que é primordial é a obtenção do objetivo, pois sem esse a organização está destinada a morte. Desta forma o grupo definiu a burocracia como sendo um meio organizado, porém utilizado de modo ultrapassado, de realizar ou resolver procedimentos e tarefas. O motivo da equipe considerar a utilização da burocracia ultrapassado se dá ao fato que há uma enorme quantidade de processos que não param de crescer devido ao desenvolvimento desenfreado das cidades e da densidade demográfica global e isso torna esse sistema organizacional lento. A equipe debateu sobre este problema e concluiu que troca de papeladas por supercomputadores e novas tecnologias seria uma ótima forma de absorver os problemas e solucioná-los de forma ágil em curto ou médio prazo de maneira sistemática.
2.2 - Definição do Burocrata
O dicionário “Aurélio Online” descreve o burocrata como sendo: Empregado de repartição pública./Funcionário aferrado à rotina e a excessivas formalidades. Utilizando este conceito definiu-se o burocrata como sendo o agente público que se utiliza dos meios funcionais e padrões de uma empresa pública para realizar o seu trabalho e desempenhar o seu papel.
No conceito popular um burocrata faz uso do excesso de procedimentos que resulta em uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. Pelo conceito de Weber esta pessoa seria um funcionário público que faz uso da burocracia para realizar suas tarefas, ou seja, executa seu trabalho de modo funcional.
O indivíduo burocrata é capaz de manejar suas atividades rotineiras a partir do cumprimento das determinações e procedimentos formais e normativos adaptando-se facilmente às regras e procedimentos formais do trabalho gerencial passa a ser limitado em suas relações no trabalho, ou seja, passa a individualizar-se, visando somente o cargo que ocupa na organização.
2.3 - Visão do Burocrata
De acordo com o conceito dado ao burocrata pode-se definir que a visão dele é executar suas tarefas rotineiras, dentro de um sistema público, utilizando a burocracia, ou seja, mantendo um padrão de comandos que são executados em todos os processos. Isto implica que a entidade pública mantém um patamar de lógica igualitária a todo e qualquer exercício que seja executado por ela que é justificado pelo papel do burocrata dentro dela.
- A TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM
3.1 - Definição
A teoria do dente de engrenagem é praticamente a teoria da natureza geral. De certa forma aquilo ou aquele que se desliga de seu papel na sociedade perde responsabilidade, mas seu trabalho poderá ser concluído por outro indivíduo sem que o sistema seja alterado ou perdido.
“Dentro de um sistema político existem relações de vários ramos e são as pessoas usadas pelo sistema que mantém a administração em andamento. O que poderíamos chamar de Dente de Engrenagem, onde cada pessoa se torna descartável sem mudar o sistema mesmo que seja substituída. A questão da responsabilidade pessoal por parte de quem controla toda a engrenagem é uma demanda referente ao sistema.” (Hannah Arendt; Interpretado por: Quevedo)
3.2 - Efeito Causa e Consequência
Pode-se observar que a causa dessa teoria é que todas as pessoas são capacitadas,
...