ADMINISTRAÇÃO DE RH
Trabalho Escolar: ADMINISTRAÇÃO DE RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriscilaOS • 27/9/2013 • 3.773 Palavras (16 Páginas) • 259 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado todo em torno da relação de empregados e empregador, objetivando a confecção de um Plano de Ação onde tem a intenção de uma grande melhora nessa relação, trazendo projetos para um bom desempenho de vendas e dos próprios funcionários.
ETAPA 1
Passo 1:
Definição de Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais
A Gestão de Pessoas é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada. Essa área vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, onde antes somente o capital econômico era valorizado, agora passou-se a valorizar o capital humano também. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram as pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso. Esta gestão tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar e remunerar.
A moderna gestão de pessoas consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, onde a função administrativa é voltada para promover treinamentos, avaliação, remuneração dos empregados, recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.
Passo 2: Assistimos ao filme “Tempos Modernos” e lemos o seu contexto histórico.
Passo 3:
RELATÓRIO
O filme Tempos Modernos é uma crítica à sociedade industrial pós-crise de 1929, que era caracterizada por um tipo de produção que tomava como base a linha de montagem fordista, tal sistema que era muito positivo aos empresários da época, mas para os trabalhadores este gerou problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional, onde o sistema se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.
No sistema do atual modelo de Gestão de Pessoas objetiva-se promover um ambiente capaz de fazer emergir, através de desenvolvimento dos atributos das pessoas, as competências relacionadas ao poder de reflexão, argumentação e persuasão, capacitando o profissional para a gestão que converge para o atendimento dos objetivos estratégicos e pessoais.
No filme também era retratado a maneira em que os funcionários eram tratados a nível de máquinas operárias, onde até mesmo no momento da refeição eles eram submetidos a uma eficiência e rapidez para a economia do tempo, não levando em conta o momento de descanso do funcionário, pois quanto mais rápido fosse esse lanche mais sedo voltariam as suas funções, onde de tão mecânico eram as funções que o personagem tornou-se alienado em suas atividades realizando os mesmos movimentos repetitivos de sua função em diversas situações sem parar.
No tempo da utilização do modelo fordista não se levava em conta a visão de qualidade no trabalho as pessoas, pois para os empresários elas eram vistas como escravas de suas funções pouco remuneradas, no qual eles enricavam cada vez mais pela economia de mão de obra que tinham.
Na moderna gestão de pessoas, que parte do princípio de que os interesses entre as organizações e colaboradores são diferentes, mas não antagônicos. Eles podem e devem se complementar gerando uma relação mais consciente e produtiva entre pessoas e empresas. Uma clara relação de troca em que o resultado alcançado pelas pessoas em benefício da empresa, deve traduzir-se em oportunidades que a empresa lhes oferece.
A Moderna Gestão de pessoas destaca três aspectos fundamentais considerando:
1º – As pessoas como seres humanos, dotadas de personalidade própria; profundamente diferentes entre si; possuindo uma história particular e diferenciada; com conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis.
2º – As pessoas como articuladores inteligentes de recursos organizacionais, elementos impulsionadores da organização; capazes de dotá-la de inteligência e talento; capaz de adquirir conhecimentos indispensáveis à sua renovação e competitividade; como fonte de impulso que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.
3º – As pessoas como parceiras da organização, capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso; fazendo investimentos na organização, tendo comprometimento e responsabilidade; conferindo um caráter de reciprocidade entre o funcionário e a organização.
Estes três aspectos citados a cima são o diferencial de uma empresa que as aplica, assim fazendo do seu colaborador seu parceiro e seu fiel aliado.
ETAPA 2
Passo 1: Lemos o artigo “Recrutamento e Seleção de Pessoal”.
Passo 2: Escolhemos a empresa Tubofer - Comercial C R Pies Ltda., a qual um dos colegas trabalha.
Passo 3: Elaboramos questionários simples e objetivos referente ao funcionamento e procedimentos de sua gestão de pessoas, facilitando sua inclusão no relatório.
- Como é feito o recrutamento em sua empresa?
- E como procede na seleção de pessoas?
- Como é feita a orientação de seus novos funcionários?
- Como é feita a distribuição de funções a cada cargo de funcionários?
- Como é feita a avaliação de desempenho de seus funcionários?
Passo 4:
RELATÓRIO
A empresa COMERCIAL C R PIES LTDA.(Tubofer), foi fundada em 1999 pelo Sr. Romeu Pies. Inicialmente era uma pequena loja de ferragens, onde no início de suas atividades eram os próprios proprietários que tocavam o negócio. Após dois anos de atividades, foi contratado o primeiro colaborador, contudo hoje com uma equipe de seis colaboradores.
Localizada no centro
...