ALCANCE SOCIAL DOS PROJETOS,PROGRAMAS E SERVIÇOS ENCONTRADOS NA INSTITUIÇÃO
Por: jerussa • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 994 Visualizações
AMERICANA/SP
2015
SUMÁRIO
I―INTRODUÇÃO 4
II―DESENVOLVIMENTO 5
2.2― Alcance social dos projetos,programas e serviços encontrados na Instituição: 5
2.3 ―O espaço de Estágio dentro da Instituição: 5
2.4― Descrição da vivência e o aprendizado teórico-metodológico articulado a prática do Serviço Social: 6
2.5― Parte teórica e prática do papel da Assistente Social durante o Estágio: 6
III― Considerações Finais 7
3.1― Serviço Social e sua eficácia com relação ao tema proposto: 8
3.2― Intervenção eficaz da Assistente Social na problemática trabalhada: 8
3.3― Conclusão: 9
IV―Referências: 9
4.1―Citação Indireta: 9
4.2―Texto em meio eletrônico: 9
4.3―Legislação: 10
I―INTRODUÇÃO
A acadêmica realizou o Estágio Supervisionado I, no Terceiro Setor no ano de 2015.Para a acadêmica o estágio fez com que a mesma adquirisse conhecimento, o que foi uma tarefa árdua e desafiante que envolveu múltiplas decisões colocadas pela dinâmica da realidade local, isso significa o olhar sobre o simples, sobre o que está posto, mas com a intencionalidade de desvendar esse simples que oculta elementos concretos que só se revelam em um processo de investigação.
O estágio foi fundamental para que a estudante compreendesse melhor
a formação profissional nos tempos atuais, pois, foi preciso considerar algumas transformações societárias que tem como pano de fundo o capitalismo imperante, e assim fazer uma leitura crítica dessa realidade e seus rebatimentos no Serviço Social.
Notamos premência de resistência a essa concepção a partir da vontade política, esforço coletivo da categoria profissional para o enfrentamento dessa realidade, tendo como base o projeto ético-político profissional, e como horizonte o significado social da profissão para que forme profissionais comprometidos, e haja vista para que o trabalho profissional seja realizado na perspectiva da práxis: deve-se compreender o que fazer, como e para que fazer para que não recaia no tecnicismo e atenda somente aos interesses desse mercado de trabalho. Instaura-se dessa maneira, um momento de interação, privilegiando as dúvidas, as contradições, questionamentos presentes no trabalho profissional baseado num processo participativo que envolve o planejamento, compromisso e avaliação das atividades desenvolvidas no campo de estágio. A supervisão de estágio em Serviço Social consiste num acompanhamento direto e sistemático da estudante, envolvendo a supervisão de campo e acadêmico visando a formação profissional da Assistente Social através da apreensão dos conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos, técnico-operacionais que orientam o exercício profissional.
Para a acadêmica seu período de estágio nessa dimensão constitui-se primordial para o conhecimento e análise crítica da realidade social vivida na Instituição.
II―DESENVOLVIMENTO
2.1― Identificação da Instituição, Descrição da realidade organizacional:
O estágio foi realizado na Sociedade de Assistência de Americana, (SASA) com sede localizada à rua Guanabara nº 01, no bairro Jardim Colina, Americana/SP.
A Sociedade de Assistência de Americana desenvolve vários programas que envolve a participação de todos os usuários tais como: atividades socioeducativas, esportivas, culturais, recreativas, artesanatos, dança, acompanhamento escolar entre outros.
Seu objetivo é prestar atendimento todos os dias da semana no horário das 7:00as 17:00hs. Às crianças e que se encontram em risco pessoal e social onde é servido o café da manhã o almoço e lanche, proporcionando-lhes assim ação socioassistencial, assegurando-lhes o direito ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
2.2― Alcance social dos projetos, programas e serviços encontrados na Instituição:
Como os projetos da Instituição envolve todos os usuários e de forma indireta acaba envolvendo também as famílias e toda a comunidade, um dos exemplos específicos são:aulas de dança que desenvolve habilidades motoras, equilíbrio e flexibilidade, interação social entre o grupo, a família e a comunidade; o artesanato: estimula a criatividade e conhecimento de técnicas artesanais, que os
...