APH
Casos: APH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeehconrad_ • 16/10/2014 • 1.654 Palavras (7 Páginas) • 579 Visualizações
1) Dê o conceito da sigla APH
R: Atendimento pré hospitalar (APH) ou socorro pré-hospitalar é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar (fora do hospital). É um dos elos da cadeia de atendimento a vítimas, sendo também conhecida como primeiro socorro ou resgate.
2) Represente a regra do C.C.C
R: Chegar - Segurança para o socorrista e para a vitima
Chamar – Órgãos competente conforme a necessidade
Cuidar – Da vitima
3) Indique a faixa etária de idade do APH
R: Bebê – De zero a 1 ano
Criança - De um a 8 anos
Adulto – Acima de 8 anos
4) De o conceito de sinal e sintoma, cite três exemplos para cada um.
Sinais: alterações do organismo de uma pessoa que podem ser percebidas através do exame médico ou medidas em exames complementares. Não é necessário que o paciente relate o sinal, pois outra pessoa pode identificá-lo. É uma característica objetiva da doença. Ex.: febre, edema (inchaço), coloração da pele, arritmia.
Sintomas: alterações do organismo relatadas pelo próprio paciente, de acordo com sua percepção de sua saúde. Apenas a pessoa consegue identificá-los, não sendo possível outra pessoa diagnosticar. É uma característica subjetiva, pois depende da interpretação do próprio paciente. Ex.: dor, fome ou sede excessiva, fraqueza.
5) Cite os dados vitais
R: Sinais Vitais – Temperatura corporal
Temperatura corporal média de cada local do corpo:
* Boca: 37°C.
* Reto: 37.5°C.
* Orelha: 37.5°C.
* Axila: 36°C.
Sinais Vitais - Pulso (frequência cardíaca) -
Frequência cardíaca ou pulso normal:
* Bebês de menos de 1 ano: 100 a 160 batimentos por minuto.
* Crianças de 1 a 10 anos: 70 a 120 batimentos por minuto.
* Crianças de mais de 10 anos e adultos: 60 a 100 batimentos por minuto.
* Atletas bem treinados: 40 a 60 batimentos por minuto
Sinais Vitais – Respiração (frequência respiratória)
Respiração (frequência respiratória) normal, pela idade:
* Recém-nascidos: 44 respirações por minuto.
* Bebês: 20 a 40 respirações por minuto.
* Crianças em idade pré-escolar: 20 a 30 respirações por minuto.
* Crianças mais velhas: 16 a 25 batimentos por minuto.
* Adultos: 14 a 18 batimentos por minuto.
* Idosos: 19 a 26 batimentos por minuto.
6) Onde ser avaliado a pulsação?
R:
Pulso da Artéria Braquial
O pulso da artéria braquial é difícil de ser feito. É necessário empurrar o músculo bíceps lateralmente para sentirmos a pulsação.
Pulso da Artéria Poplítea (parte posterior da perna na altura do joelho)
É muito difícil de ser medido pois a artéria poplítea está muito profunda.
Pulso da Artéria Carótida Comum
É facilmente medido o pulso no lado do pescoço. Essa medição é usada rotineiramente por equipes de emergência durante a Reanimação Cardiorrespiratória. A ausência do pulso nessa região indica uma parada cardíaca. Se houver a parada cardíaca recorra imediatamente ao médico.
7) Qual a média padrão respiratório e a pulsação de um adulto?
R: Média do padrão respiratório : Adultos: 14 a 18 bpm
Média do padrão pulsação: Adultos (acima de 8 anos ) : 60 a 100 bpm
8) Dê o conceito de pressão arterial
R: A expressão pressão arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. A pressão arterial bem como a de todo o sistema circulatório encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões responsável por manter as artérias e demais vasos não colapsados. O seu valor no indivíduo saudável varia continuamente, consoante a atividade física, o stress ou a emotividade.
9) O que é desmaio? Como saber se uma pessoa está desmaiada?
R: Desmaio é o momento em que uma pessoa perde a consciência. Existem muitas causas para desmaios, sendo que os efeitos vão desde o estresse emocional causado pela situação até morte súbita. Síncope é um tipo especial de desmaio na verdade, o tipo mais comum, onde a pessoa acorda rápido geralmente em alguns segundos podendo durar minutos. Desmaios podem ser mais demorados, em especial se a causa for neurológica, como acidentes vasculares cerebrais- ou AVC- e convulsões.
O sintoma mais típico de todos os desmaios é a perda momentânea da consciência. De importância crucial é saber se essa perda é ou não acompanhada de convulsões. Os desmaios não convulsivos são precedidos ou sucedidos por palidez, sudorese, tremores, náuseas, vômitos e visão borrosa. Embora alguns desmaios possam ocorrer repentinamente e sem qualquer aviso, outros são precedidos por sensações ou sintomas que os anunciam, a ponto de podermos adotar atitudes para preveni-los, como deitar ou sentar com a cabeça abaixada, entre os joelhos.
10) Dê o conceito de convulsão. Quais os sinais que indicam esta crise?
R: Uma convulsão ocorre quando há uma atividade elétrica anormal do cérebro. Essa atividade anormal pode passar despercebida ou, em casos
...