APLICABILIDADE DA NORMA CONSTITUCIONAL
Trabalho Universitário: APLICABILIDADE DA NORMA CONSTITUCIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alves123465 • 28/10/2014 • 246 Palavras (1 Páginas) • 424 Visualizações
APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
José Afonso da Silva
Natureza Jurídica das normas constitucionais
I – Normas Constitucionais
A norma constitucional são regras que integram o ordenamento constitucional com estabilidade rígida, sendo este mais complexo quando se abordam modificações. Mas não deixa de atender o conteúdo constitucional independentemente de onde está inserido, como as que contêm, por exemplo, nos códigos eleitorais.
II – Direito constitucional e constituição
Em países de constituição rígida, esta constitui a fonte primordial do direito constitucional. Há até quem negue natureza jurídica a algumas disposições das constituições contemporâneas.
Diz – se que disposições como essas não são sequer normas jurídicas, mas só um programa de normas jurídicas futuras, e só têm valor politico ou ético.
Nossa constituição é de natureza rígida, só pode ser modificada por processo legislativo diverso do previsto para a formação das outras leis.
III – Estrutura Lógica e natureza das normas constitucionais
Nenhuma constituição é perfeita, mas toda constituição nasce para ser aplicada, mas só é aplicável na medida em que corresponde às aspirações socioculturais da comunidade a que se destina.
Todas as disposições constitucionais têm a estrutura lógica e o sentido das normas jurídicas. São imperativos que enlaçam dois ou mais sujeitos de uma relação, atribuindo direitos e obrigações recíprocos; quando nada, atribuindo situações de vantagem e de vínculo ou desvantagem.
IV – Condições de aplicabilidade das normas constitucionais
Todas as disposições da constituição rígida tem natureza jurídico-constitucionais. Pode – de dizer que as normas constitucionais, como outras, são eficazes na medida em que são efetivamente observadas e cumpridas.
...