ARTIGO CIENTÍFICO normas
Por: Igor Mateus • 26/11/2015 • Artigo • 1.500 Palavras (6 Páginas) • 302 Visualizações
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Normas para elaboração e construção de um artigo científico
1 CONCEITOS GERAIS
O artigo científico é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão.
O objetivo fundamental de um artigo científico é divulgar, de forma rápida e resumida, uma questão investigada, seu referencial teórico, a metodologia utilizada, os resultados encontrados, as principais dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da pesquisa e indicação para futuros trabalhos.
Os assuntos tratados em um artigo podem ser os mais diversos, tanto de questões teóricas quanto práticas sejam novas ou não.
A elaboração de um artigo científico está normatizada de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pela NBR 6022.
2 CONTEÚDO
Um artigo científico é construído em três grandes partes que constituem os elementos pré-textuais, os textuais e os pós-textuais que a seguir se descrevem.
2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Constituem os elementos pré-textuais tudo aquilo que aparece antes do texto propriamente dito elaborado pelo discente-pesquisador.
Constituem os elementos pré-textuais:
- Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto;
- Autoria: nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhados de um breve currículo que o(s) qualifique na área do artigo.
- Resumo: texto em bloco único, com apenas uma entrada de parágrafo contendo até 250 palavras. Não tem citações ou notas de rodapé. Resume o conteúdo do artigo e pode apresentar até as conclusões. Não deve ser igual à introdução.
- Palavras-chave: até 3 entradas separadas por ponto.
2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS
Os elementos textuais constituem o artigo propriamente dito; normalmente são desenvolvidos em três grandes partes: introdução ou apresentação, desenvolvimento e conclusões ou considerações finais.
2.2.1 Introdução ou Apresentação
A introdução ou apresentação tem como objetivo situar o leitor dentro do tema ou assunto que será desenvolvido. Deve conter as informações fundamentais para que o leitor saiba do que se trata, qual a importância do tema, definição do(s) problema(s) e da(s) hipótese(s) se for o caso, os objetivos, a metodologia e a descrição de como o conteúdo será apresentado.
2.2.2 Desenvolvimento e Demonstração de resultados
Aqui devem ser apresentadas todas as ideias, conceitos, autores, citações. O objetivo é descrever a situação atual do tema com apoio de outros pesquisadores concordando ou discordando deles.
Devem ser feitas tantas divisões quantas sejam necessárias; essa divisão deve ser coerente e lógica tendo delimitado claramente um começo, o meio e um fim. Indica-se chegar apenas até a divisão terciária (p.e.: 1.1.1).
Assegure-se de ter organizado seu texto de forma coerente e clara para que o leitor possa acompanhá-lo facilmente no desenvolvimento de seu pensamento completo.
2.2.3 Conclusões ou Considerações finais
Nas considerações finais recupere a importância do estudo colocada na introdução, a(s) hipótese(s) confirmando-a(s) ou rejeitando-a(s), aponte as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da pesquisa, conclusões, sugestões de estudos futuros e fechamento.
2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Constituem todos os documentos e demais informações que aparecem após o texto propriamente dito. Os mais aplicados são:
- Referências: elemento obrigatório, construído em ordem alfabética de acordo com as normas ABNT, contém todas as obras citadas no texto.
- Apêndice(s): constituem documentos desenvolvidos pelo autor, sempre citados no texto.
- Anexo(s): constituem documentos não desenvolvidos pelo autor, podem ser leis, normas etc., sempre citados no texto.
3 NORMAS DE FORMATAÇÃO
As normas de formatação de um artigo científico seguem o estabelecido na norma ABNT NBR 6022:
- Formato: papel sulfite, branco, tamanho A4;
- Fonte: Times New Roman ou Arial;
- Número de página: canto superior direito, contado a partir da folha de rosto, aparece na primeira página da introdução;
- Subdivisões: até terciária (1.1.1), entre o último número e o texto colocar espaço em branco;
- Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm;
3.1 ESPAÇAMENTOS
- Texto (corpo do trabalho): espaço entrelinhas 1,5;
- Citações longas (com mais de 3 linhas): espaço simples com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10;
- Citações curtas (menos de 3 linhas): entre aspas dentro do corpo do texto;
- Legenda de ilustração: colocada no pé, espaço simples, fonte tamanho 10, referência colocada no pé em fonte tamanho 10;
- Legenda de tabela: colocada na cabeça, espaço simples, fonte tamanho 12, referência no pé em fonte tamanho 10;
- Resumo em língua vernácula e Resumo em língua estrangeira: espaço simples, fonte tamanho 12 com até 250 palavras.
- Títulos de seção primária: alinhados à esquerda em cabeça de página, fonte tamanho 12, negrito, todas em maiúsculas;
- Título de seção secundária: separados do texto por dois espaços 1,5, na mesma página, pular uma linha antes do texto, somente primeira letra da primeira palavra em maiúscula, negrito;
- Título de seção terciária: separados do texto por dois espaços 1,5, na mesma página, pular uma linha antes do texto, somente primeira letra da primeira palavra em maiúscula, normal;
- Notas de rodapé: espaço simples, fonte tamanho 10, usadas apenas esclarecimentos adicionais ao texto ou para demonstrar erudição;
- Referências: espaço simples, separadas entre si por 2 espaços simples, em ordem alfabética, de acordo com normas de citação da ABNT;
- Alinhamento: com numeração, alinhados à esquerda; sem numeração, centralizados.
4 CITAÇÕES
As citações constituem o apoio teórico às ideias apresentadas no artigo científico; todas devem ser enunciadas de forma clara e inequívoca.
...