AS PRÁTICAS DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
Por: João Lucas Gomes • 23/9/2022 • Relatório de pesquisa • 797 Palavras (4 Páginas) • 122 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA (CCBN)
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL CCBN690
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PRÁTICAS DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL:
Formas alotrópicas do enxofre
JOÃO LUCAS OLIVEIRA GOMES
RIO BRANCO, ACRE
2022
JOÃO LUCAS OLIVEIRA GOMES
PRÁTICAS DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL:
Formas alotrópicas do enxofre
Relatório do experimento n° 1 de práticas de Química Inorgânica Experimental do 5° período do curso de Licenciatura em Química. Universidade Federal do Acre, Docente Ludimila Klippel.
RIO BRANCO, ACRE
2022
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 6
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
7. REFERÊNCIAS 13
8. ANEXOS 14
INTRODUÇÃO
A alotropia designa um fenômeno em que um elemento consegue ligar-se com átomos do próprio elemento, formando substâncias simples diferentes. Um elemento que tem essa propriedade é o enxofre (S). Os seus átomos podem ligar-se e formar duas variedades alotrópicas que são encontradas na natureza: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.
Ambos possuem oito átomos ligados formando suas moléculas (S8). A diferença reside somente no fato de que a forma geométrica em que esses átomos estão rearranjados no espaço é diferente.
OBJETIVOS
O experimento a seguir tem como objetivo estudar as propriedades físicas e químicas de algumas formas alotrópicas do enxofre.
- MATERIAIS E REAGENTES
- Materiais
Vidro de relógio; espátula; Becker; tubo de ensaio; balança analítica, bico de Bunsen, funil, água destilada.
- Reagentes
Enxofre em pó.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
- Experimento A (Observação do enxofre rômbico)
Não foi realizado por falta de reagente.
- Experimento B (Observação do enxofre monoclínico)
Foi preenchido com enxofre em pó, 2/5 do volume de um tubo de ensaio, logo após foi aquecido no bico de Bunsen. Após foi transferido para um funil com papel filtro seco dobrado. Depois foi deixado em repouso e foi observado a solidificação.
- Experimento C (Observação do enxofre plástico)
Foi preenchido com enxofre em pó, 2/5 do volume de um tubo de ensaio, logo após foi aquecido no bico de Bunsen até atingir a fusão completa, após atingir essa fusão foi derramado em um béquer contendo água gelada.
4.4. Experimento D (Observação do enxofre colidal)
Foi feita uma mistura de 5mL de álcool etílico e 20 mL de água destilada em um béquer, após foi adicionado 0,5g de enxofre em pó e foi agitado com um bastão de vidro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O experimento da obtenção do enxofre monoclínico nos possibilita discutir o método utilizado para determinar a Energia de Gibbs bem como sua relação com a temperatura e o equilíbrio químico. Após solidificado no papel filtro, foi conseguido observar os cristais monoclínicos bem na superfície. O experimento da obtenção do enxofre monoclínico ilustra bem este fato pois a temperatura ambiente o enxofre adquire um valor de Energia de Gibbs menor estrutura cristalina rômbica. A energia de Gibbs da estrutura cristalina monoclínica é 0,33 KJ.mol. À temperatura ambiente, a forma monoclínica transforma-se lentamente na ortorrômbica. Curiosamente, quando o enxofre fundido é resfriado bruscamente (por exemplo, despejando-o em água fria), transforma-se numa forma mole, grudenta, elástica, não-cristalina, chamada de enxofre amorfo ou plástico. As formas ortorrômbica e monoclínica são facilmente solúveis em dissulfeto de carbono (CS2); no entanto, a forma amorfa é insolúvel nesse mesmo solvente.
...