ASSÉDIO MORAL
Por: Vivi Sccp • 24/5/2015 • Artigo • 478 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
PROJETO PROINTER
TEMA: ASSÉDIO MORAL
INTRODUÇÃO
O nosso projeto irá abordar o tema de Assédio Moral na empresa, apontando o que dentro de uma organização de trabalho e como identificar se está sendo assediado.
JUSTIFICATIVA
O tema é importante, pois há centenas de casos dentro das organizações de assédios morais e até mesmo assédios sexuais, onde muitas vezes as vitimas ficam caladas. Ajudar a identificar e entender se está sofrendo um assédio.
DESENVOLVIMENTO
• ASSÉDIO MORAL:
São atos cruéis e desumanos que caracterizam uma atitude violenta e sem ética nas relações de trabalho, praticada por um ou mais chefes contra seus subordinados.
Trata-se da exposição de trabalhadores (as) as situações vexatórias, constrangedoras e humilhante durante o exercício de sua função. É o que chamamos de violência moral. Esses atos visam humilhar, desqualificar, e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e o ambiente do trabalho, o que põe em risco a saúde, a própria vítima e seu emprego.
A violência moral ocasiona desordens emocionais, atingem a dignidade e identidade da pessoa humana, altera valores, causa danos psíquicos (mentais), interferem negatividade na saúde, na qualidade de vida e pode até levar a morte.
AUTOR DO PRIMEIRO LIVRO BRASILEIRO SOBRE ASSÉDIO MORAL
O professor, mestre João Renato, em abril de 2000 publicou o Primeiro Livro Brasileiro “Assédio Moral – Dando a volta por cima”, e relatando um caso específico em que o autor foi vítima é o Primeiro do Mundo. Ele retrata as várias fases de humilhação de quem é alvo dos assédios, as estratégias do agressor, os danos que podem prejudicar a saúde e as atitudes que as vítimas devem tomar para combater o assédio.
João Renato diz que a ideia de escrever sobre este tema surgiu da necessidade de divulgar o assunto para ajudar as pessoas a se defenderem desse tipo de humilhação. ”Com a leitura deste livro o cidadão estará aprendendo a se comportar diante dessas situações, que na maioria das vezes são causadas por chefes, tentando intimidar os funcionários”.
A OBRA
Nessa narrativa, é relatado o processo de humilhação e degradação no ambiente de trabalho, onde prevalece atitudes e condutas de chefes em relação ao assédio: constituindo uma experiência inesquecível que acarreta, prejuízos psicológicos a saúde, na vida social e na carreira profissional da vítima. As frases do processo e o modelo em relação ao empregado também são temas abordados. Demonstra à competitividade no ambiente de trabalho evidenciado a “tolerância do silêncio” (outra forma de violência) no coletivo, enquanto a vítima vai gradativamente se desestabilizando e se fragilizando.
O grande lance de todo esse contexto é sua vida virada, ou seja, é onde o
...