ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Artigos Científicos: ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pattyrocha • 28/8/2013 • 2.543 Palavras (11 Páginas) • 351 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP –
São Paulo/SP - Campus Tatuapé
Curso: Ciências Contábeis – 1º Semestre
Disciplina: Gestão do Conhecimento
GESTÃ DO CONHECIMENTO
Caroline Martins – RA 6548243619
Luciana Suzano – RA 7126527946
Nilza Correia da Silva – RA 6376225948
Patrícia Mara da Rocha – RA 6580278946
Professora:Adriana de Novais
JUNHO – 2013
SÃO PAULO - SP
Caroline Martins
Luciana Suzano
Nilza Correia da Silva
Patrícia Mara da Rocha
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho de Atividade Prática
Supervisionada; com objetivo de
aprovação em Gestão do Conhecimento.
Professora Adriana de Novais.
JUNHO – 2013
SÃO PAULO - SP
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CAPÍTULO 1 4
1. CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 4
2. APLICANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTOEM UMA ORG. 6
CAPÍTULO 2 7
1. A PRÁTICA DOS CONCEITOS 7
2. ENTREVISTA SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO 10
CAPÍTULO 3 8
1. DEFINIÇÃO DE CLUSTER 11
CONSDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relaçãoaos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribuí-la.
Há alguns desafios a vencer na Gestão do Conhecimento: influenciar o comportamento do trabalhador, considerado o maior deles; fazer com que as lideranças das organizações comprem a ideia; e, por fim, determinar como classificar o conhecimento.A Gestão do Conhecimento não é uma disciplina pronta e acabada, de forma que nãoexiste receita única para aplicação em organizações diferentes. Ainda que seja sempre possíveltirar bom proveito da experiência alheia, cada organização deve criar seu modelo “sob medida”, pois cada contexto tem suas peculiaridades e, portanto, exige intervenção tópica. Por haver umaforte dependência dos valores, costumes e, em geral, dos sistemas associativos e ideológicos dogrupo social, ao mesmo tempo em que trabalhamos na sua implantação, aprendemos comorealizá-la e como corrigir os desvios percebidos.
CAPÍTULO 1
1. Conceito de Gestão do Conhecimento
É a prática de agregar valor à informação e de distribui-la, sendo um conjunto de processos que visa colaborar para criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito entre as pessoas de uma organização, tendo como auxiliem na disseminação destes conhecimentos dentro desta organização.
Não há gestão do conhecimento, se não houver gestão da informação; devem-se apurar as informações para que se obtenha o conhecimento necessário.
Uma boa gestão do conhecimento gera novos procedimentos de trabalho e amplia o conhecimento nas mentes humana uma forma de ampliar o conhecimento em uma organização num todo, é a atualização profissional contínua, disponibilização de cursos preparatórios, palestras, reuniões, pesquisas de mercados, buscar a inovação.
Existem dois tipos de Conhecimento, o Tácito e o Explicito.
• Tácito: Conhecimento da experiência (corpo)
Conhecimento simultâneo (aqui e agora)
Conhecimento na prática
O Conhecimento tácito é complexo, a visão de mundo e intuição estão dentro desse tipo de conhecimento. É desenvolvido pelo conhecedor, um especialista em determinado assunto. Esse conhecimento pode ser divido em Técnico e Cognitivo, onde o técnico descreve habilidades informais, o know-how e o cognitivo engloba crenças, percepções, a forma como vemos o mundo a nossa volta.
• Explicito: Conhecimento da racionalidade
Conhecimento sequencial (lá e então)
Conhecimento teórico
Já o conhecimento explícito é formal, manuais, números, é a parte teórica.
Modelo de conversão do Conhecimento (SECI)
As organizações criam e utilizam conhecimento convertendo o tácito para explícito, e vice-versa. Acriação do conhecimento surge com a socialização e passa por quatro modos de conversão, conforme a seguir:
MODELO SECI
SOCIALIZAÇÃO Criar e compartilhar conhecimento tácito por meio da experiência direta. – Do individuo para individuo.
EXTERNALIZAÇÃO Articular conhecimento tácito por meio do dialogo e reflexão. –
Do individuo para o grupo.
COMBINAÇÃO Aplicar o conhecimento explícito (teórico) e a informação. – Do grupo para organização.
INTERNALIZAÇÃO Adquirir novo conhecimento
...