ATPS DE POLITICAS PUBLICAS
Dissertações: ATPS DE POLITICAS PUBLICAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: VANESSALOPEZ • 30/3/2014 • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 420 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVO 3
2. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO 4
2.1 PLANEJAMENTO DAS EQUIPES E EQUIPAMENTOS 4
2.2 ROTINA 5
2.3 CONTROLE 6
2.4 UNIFORME E EPI 6
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
7 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
A roçada é realizada em vias e logradouros públicos retirando-se a vegetação "invasora" seja ela herbácea (gramíneas), arbustiva e/ou leguminosa, incluindo a raspagem de terra e barro e a varrição dos trechos roçados. É executado de forma mecânica com uso de trator com roçadeira acoplada e trator giro zero e roçada manual com roçadeira costal mecânica.
Conforme o tipo de pavimentação e dos locais utiliza-se um ou outro serviço ou mais de um serviço combinado.
A empresa realiza pelo menos quatro vezes por ano o serviço de roçada em todos os bairros do município e pelo menos 05 vezes nas avenidas.
Público alvo é a população em geral, trazendo benefícios como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente, a estética urbana e maior segurança aos munícipes.
Foz do Iguaçu possui 256.088 habitantes, é uma cidade turística recebendo visitantes de todo o mundo.
Desta forma devemos manter nossa cidade limpa e nossas vias públicas são o cartão de entrada, portanto devemos nos preocupar com a roçada.
1.1 OBJETIVO
Melhoria no sistema de trabalho das equipes de roçada, com destinação dos residuos gerados ao Aterro Sanitário Municipal para a confecção de compostagem e posterior doação aos pequenos agricultores do municipio.
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Obras responsáveis pelo Aterro Sanitário Municipal e a Secretaria Municipal de Agricultura responsável pelo cadastramento das entidades, agricultores que receberão o composto orgânico.
2. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO
Apresentaremos a Secretaria Municipal de Obras dados sobre a melhoria no serviço de roçado nas principais vias do municipio de Foz do Iguaçu-PR, com destinação ao aterro sanitário municipal, área situada na porção noroeste do município na Rua Ângela Aparecida de Andrade, s/nº - Bairro Porto Belo.
Atualmente a Prefeitura Municipal possui 02 (duas) equipes de roçada manual, sendo 01 atendendo os bairros, composta por 10 operadores de roçadeira, e o supervisor de turma e 01 atende as avenidas composta por 05 operadores, 06 auxiliares, que rastelam a grama e depositam no caminhão compactador e o supervisor de turma que são coordenados pelo encarregado da roçada.
Moradores do entorno de vias de grande fluxo de veículos e pedestres, levantamos alguns pontos negativos como:
• Demora na frequência da prestação do serviço;
• Demora no recolhimento dos resíduos gerados;
• Qualidade do corte.
As providencias que a empresa deverá adotar será de:
• Aumentar a equipe da roçada, assim à prestação do serviço terá maior frequência;
• Disponibilizar 02 ao invés de apenas 01 caminhão para recolher os resíduos;
• Com mais equipes de trabalho o corte será realizado com melhor qualidade.
2.1 PLANEJAMENTO DAS EQUIPES E EQUIPAMENTOS
O planejamento do serviço, as rotas são pré-estabelecido pela prefeitura municipal, dividida em quatro regiões e cada subdividida em duas, assim para atendimento satisfatório a população no período de chuvas e calor que seria de setembro a maio serão contratados duas equipes para cada região e em épocas de estiagem uma equipe por região. A meta mensal é 1.400.000 m² de grama que deverá ser destinado ao aterro sanitário municipal.
Independente de época se deve executar uma roçada em pontos localizados sempre que se fizer necessário melhorar condições de visibilidade, liberar áreas para a drenagem, limpar a frente de placas e dispositivos de sinalização e outros motivos exigidos pela segurança das vias.
Os equipamentos a serem utilizados são:
• Moto roçadeiras;
• Rastelos;
• Bolsões de lona;
• Enxadas;
• Cones de sinalização;
• Barreiras de proteção dos veículos;
• Caminhões.
2.2 ROTINA
A entrada ao serviço será as 07h20min, onde se reuniram no pátio da empresa para fazer a ginástica laboral, coordenados por Educador Físico, logo após farão a revisão das máquinas e vão para o trecho transportados pelo ônibus da empresa.
O expediente de trabalho será das 07:20h as 17:20hs de segunda a sábado, com intervalo para o almoço as 12hs no refeitório da empresa.
As etapas executivas do serviço terão a seguinte sequencia:
a) - SINALIZAR o local de acordo com as Instruções de Sinalização Rodoviária
do DAER;
b) - DISTRIBUIR a equipe em grupos ao lado da rodovia;
c) - EXECUTAR o serviço de roçada;
d) - AMONTOAR o material roçado em local conveniente;
e) - TRANSPORTAR o material amontoado para outro local indicado pela
FISCALIZAÇÃO;
f) - RETIRAR a sinalização.
Por razões ambientais e de segurança, não será permitida a queima do material removido,
...