ATPS Definição de Gestão do conhecimento
Seminário: ATPS Definição de Gestão do conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milenedesantana • 19/11/2013 • Seminário • 2.833 Palavras (12 Páginas) • 259 Visualizações
Etapa 1
Passo 1;
Definição de Gestão do conhecimento
Apesar da gestão do conhecimento ser um conjunto de práticas gerenciais que surgiram na última década, é importante verificar como as mesmas estão sendo introduzidas no contexto da organização. A gestão do conhecimento com os seus conceitos princípios e processos típicos para lidar com este tipo de ativo intangível, está ou não se institucionalizado na organização que afirmar ter ou estar incorporando tais práticas gerenciais, mesmo que de forma parcial e localizada.
Nesta pesquisa básica assume-se que a institucionalização da Gestão do Conhecimento não foi incorporada na instituição estudada. Neste contexto, o presente estudo procura entender as dimensões dos processos e os níveis estratégicos, tácito operacional da organização e, com base neste entendimento, contribuir para formar o conhecimento sobre como ocorre este processo no ambiente das Instituições.
As dimensões do processo do conhecimento, os quais serão analisados e terão seus significados teóricos delimitados, para facilitar o entendimento e analisar as primeiras análises nesta questão numa organização.
Passo 2;
Questões sobre Gestão do Conhecimento;
a) como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Podemos favorecer com prática e valores corporativos que estimulam a gestão do conhecimento de maneira espontânea e não depende necessariamente de ferramentas tecnológicas, uma empresa que entende suas crenças e valores como conceito integrantes do conhecimento, percebe que diferentes pessoas, com diferentes valores.
b) como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
Com a intenção de melhorar os desempenhos da empresas o empregador deve investir em seus colaboradores com cursos, palestras e treinamentos.
c) como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
As empresas procuram fazer com que o funcionário trabalhe dentro de suas normas, absorvendo suas ideias e conhecimentos.
a)socialização: indivíduo para indivíduo;
b) externalização: indivíduo para grupo;
c) combinação: grupo para organização;
d) internalização: organização para indivíduo;
Passo 3
Realizar Gestão do conhecimento é garantir diferencial em qualquer empresa, a grande dificuldade é captar o conhecimento tácito e disseminar para todos, assim transformando em conhecimento explicito oferecendo espaço para criatividade. Com isso, agregamos valores e competitividade e a criação do conhecimento organizacional. Devemos transformar o conhecimento em bons processo de rotina, sempre com revisões e reformulações, provavelmente implantando um PDCA. Cada vez mais em busca do know-how para a empresa. Promover competições organizacionais que trazem benefícios.
Etapa 2
Passo1
A gestão do conhecimento vem se tornando uma grande prioridade das organizações pela urgência e necessidade de diferenciação por meio do conhecimento de forma a tornar-se clara fonte de duradoura competitividade sustentada entre outros aspectos pelas tecnologias de informação e conhecimento. Contudo, antes de falar de tecnologias específicas é preciso destacar processos eminentemente humanos pelos quais o conhecimento nasce, se multiplica e se propaga. Para entendemos esse conceito é preciso analisar as mudanças que a sociedades contemporânea tem passado, exemplo há 2,6 milhões de anos do período paleolítico época em que foram geradas as primeiras ferramentas de pedra e deram à civilização e domínio da natureza - até o surgimento da Era Cristã. O conhecimento sempre esteve em todas as eras das nossas vidas e sempre estará. O know-how ou conhecimento processual é o conhecimento de como executar alguma tarefa. O know-how estiveram considerados a propriedade intelectual de uma companhia, e podem ser transferidos quando essa companhia compra. Uma limitação do conhecimento processual é seu trabalho-dependência; assim tende a ser menos geral do que o conhecimento proposicional. Para o exemplo, um perito de computador pode ter o conhecimento sobre um algoritmo do computador em línguas múltiplas. O know-how pode, em muitos casos, constituir uma importante fonte de vantagens competitivas, porém, a partir do momento em que a técnica, conhecimento ou capacidade se torna muito divulgado e utilizado, este perde o seu valor e deixa naturalmente de constituir uma fonte de vantagens competitivas.
Palavra-chave: conhecimento e capacidade.
Conhecimento Tácito:
Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras".
Conhecimento Explícito:
É aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. Assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado".
Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos.
Existem quatro modos de converter o conhecimento, a saber: socialização, internalização, externalização e combinação:
Socialização:
É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer é preciso
...