ATPS – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Por: pedagogo6 • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.899 Palavras (12 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA HELENROSE A DA S PEDROSO COELHO
ATPS – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Tutor Presencial: Beatriz Dantas de Melo Lula
433714 – JOSÉ IVANILDO SILVA
440901 – MARIA LUCINEIDE ALVES PEREIRA
CURRAIS NOVOS/RN
2014
433714 – JOSÉ IVANILDO SILVA
440901 – MARIA LUCINEIDE ALVES PEREIRA
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem “. Sob orientação do professor-tutor presencial Beatriz Dantas de Melo Lula.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SUMÁRI0
Sumário
INTRODUÇÃO1
ETAPA1:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO2
ETAPA2:ASPÉCTOS CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PARA O AMBITO EDUCACIONAL 3
ETAPA3:DESENVOLVIMENTO HUMANO4
ETAPA4:A IMPORTANCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DA CRIANÇA5
CONCLUSÃO 6
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................................................7
INTRODUÇÃO
Partindo do pressuposto que a Psicologia da Educação é uma disciplina fundamental para a formação de professores das séries iniciais, o presente trabalho é um aprendizado, ou seja é um processo que está sempre em construção.
Buscamos a compreensão da psicologia em reconhecer a sua importância na educação para o desenvolvimento do País, com cidadãos capazes de se informar, de ampliar e analisar informações na formação de indivíduos que sejam capazes de situar-se no mundo do trabalho com ética e responsabilidade social.
Pois a psicologia na educação estuda de acordo como os seres humanos se adaptam e aprendem em seus ambientes educativos a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas. Sua contribuição para a pedagogia, é o aprendizado no planejamento e organização das atividades e compreender o comportamento humano.
ETAPA1:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
Quanto ao papel da psicologia na área educacional é por si buscar e compreender o comportamento humano, levando em conta a verificação dos fatores que levam a pessoa a se comportar de tal maneira, principalmente quando o indivíduo consegue compreender e explicar tal comportamento ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. A psicologia é a ciência que estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
Apresenta-se a contribuição de cada teórico da psicologia para a história da educação:
- Para sknner: consistia em propor e aprimorar suas análises direcionadas ao comportamento principalmente a sobrevivência da cultura.
- Para Freud: seu foco principal é de que o indivíduo tem um desejo que precisa ser satisfatório e o professor deve ser menos repressor e a aceitar que ao atuar em sala de aula ele vai estar diante de diferentes subjetividades, pois logo os seus resultados esperados não serão de maneira alguma uniformizados.
- Para Piaget: que revolucionou o modo de encarar a educação das crianças ao mostrar que elas não pensam e não agem como os adultos, mas constrói seu próprio aprendizado.
- Para Wallon: teórico que colaborou com a história da educação, mostrando que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, ele abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.
- Para Vygotsky: que sempre valorizava as relações sociais, onde o indivíduo aprende com a interação com o outro, pelo contato, pela linguagem, que aliás, para ele e o canal de desenvolvimento do pensamento, pois é a partir do momento que a criança começa a desenvolver alguma linguagem ela constrói também o seu pensamento.com a ZDP o professor é o mediador
- Para Bruner: a ideia de desenvolvimento intelectual ocupa um lugar fundamental em sua teoria, o ensino eficiente precisa de esforço do professor, para organizar a matéria de maneira eficiente e significativa, preocupando-se em especial com sua estrutura. Wallon acreditava também que a motivação é um fator preponderante no processo de ensino –aprendizagem, de modo que o aluno “deseje” aprender.
- Para Rogers: em suas abordagens ele acreditava nos cursos de formação de professores do nível médio e superior, principalmente com a teoria behaviorista, que na sua visão humanista ele propunha uma nova visão da pessoa e das relações interpessoais.
- Para Larocca:que propõem uma redefinição das contribuições a psicologia na educação, propondo que os estudos sejam repensados sob a ótica do materialismo dialético levando em consideração que a educação que deve definir qual psicologia é necessária e que “suas reais possibilidades de contribuição situam-se em sua vinculação as questões econômicas políticas e sociais.
Conclui-se portanto que a psicologia da educação é uma ciência que acompanha todo o processo de ensino na formação física, social e afetiva da criança.
Ficando provado aí que todos os teóricos tinham em comum um único objetivo: em estudar, explicar e compreender os processos de mudança comportamental propondo novos métodos para auxiliar nas tarefas e atividades educativas na área educacional e social na formação do ser pensante e formador de opiniões.
...