ATPS: Planejamento e Controle de Produção
Por: Rafijow • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 4.630 Palavras (19 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
ATPS: Planejamento e Controle de Produção
Etapas 1, 2, 3,4
Fabio Soares Pontes RA: 8075851144
Juliana Aparecida RA: 8489215782
Leonardo RA: 8091901350
Luciano RA: 8407132166
Rafael A. Cardoso RA: 8409159615
Solange RA: 9902000641
Lucas Braz RA: 8414996159
Sorocaba, junho de 2015
[pic 2]
ATPS: Programação e Controle de Produção
Trabalho para a disciplina de Técnicas de Negociações apresentado ao curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera Educacional.
Professor: Carlos Roberto Campos
Sorocaba, junho de 2015
Sumário
- CapaPag. 1,2
- Sumariopag. 3
- IntroduçãoPag. 4
- ResumoPag. 4
- Planejamento e Controle de ProduçãoPag. 4, 5,6
- Programação da ProduçãoPag. 7,8
- Controle da ProduçãoPag. 8, 9, 10,11
- Controle de EstoquesPag. 11, 12, 13, 14, 15,16
- Considerações FinaisPag. 16,17
- ConclusãoPag. 17
- Referências BibliográficasPag. 17
- Introdução
Vivemos em um ambiente de grande competição, com a globalização obrigando as organizações a serem cada vez mais ágeis nas tomadas de decisões em seu ramo de atuação.
Esta agilidade só será possível se a organização possuir um sistema interligado de informações interdependentes de seus diversos departamentos, para que o resultado final almejando seja alçando.
Dentre as diversas áreas da organização, a Logística merece um tratamento diferenciado, considerando a posição estratégica da mesma e sua ampla relacionamento com demais setores. Faria e Costa (2005), destacam que “é de extrema importância mensurar os fatores logísticos de sucesso que estão vinculados ao plano estratégico da organização, pois o desempenho econômico-financeiro da Logística que está além do nível de custo afeta positivamente o negócio”.
- Resumo
No cenário econômico atual, marcado pela globalização e pela alta competitividade em que vivemos, toda área de uma determinada organização tem a sua importância, pois não pode haver nenhum desperdício ou perda financeira. Há, porém uma área que, devido ao seu amplo campo de atuação, tanto interno quanto externo à organização, destaca-se por sua relevância. Esta área ou departamento é a Logística, que será o foco deste artigo, tendo em vista sua vasta área de abrangência, desde o momento da busca de um determinado componente para a produção até a entrega do produto final acabado, passando pelo controle físico destes insumos ou produtos acabados.
- Planejamento e Controle da Produção (PCP)
Para começamos de falar de Planejamento e Controle de Produção, devemos primeiramente entender o seu significando geral.
O planejamento e o momento que se deve analisar o que fazer qual o produto desejado, como fazer quais são as matérias-primas e matérias necessárias, quem vai fazer definir os profissionais e sua responsabilidade, as maquinas e equipamentos, onde fazer, qual local apropriado e dentro das normas. Também monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir. Atuando antes, durante e depois do processo de produção, assegurando a obtenção da máxima eficiência e eficácia do processo e produção da empresa verificando a capacidade de produção e MP (Matéria - prima).
O PCP traça passos bem definidos em todo o processo produtivo resultando o nível de satisfatório. Com todas as análises feitas no planejamento e possível produzir a quantidades necessárias, eliminando estoques desnecessários e entrega.
As funções do PCP de maneira geral são:
- Definição das quantidades a serem produzidas;
- Gestão de estoques de matéria-prima e insumos;
- Emissão das ordens de fabricação
- Programação e controle de fabricação de produção;
- Movimentação das ordens de fabricação da produção;
- Controle e acompanhamento da produção;
Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão do futuro influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro. Assim sendo, para que se tenha um bom processo de planejamento, deve-se ter uma visão adequada do futuro, de acordo com a eficácia dos estudos relacionados às simulações dos processos de fabricação.
Para que, em casos de imprevistos, as decisões possam ser tomadas de maneiras rápidas e corretas, é de fundamental importância que se tenha um bom processo de planejamento em funcionamento, o qual possa informar com a máxima clareza os objetivos que se pretendam atingir.
Segundo o Chiavenato (2004) o PCP se baseia em princípios fundamentais e não em leis, os princípios que regem o planejamento são;
- Princípio da definição do objetivo: os objetivos devem ser definidos de forma clara e coerente, para que o planejamento seja adequado alcançando o objetivo.
- Princípio da flexibilidade do planejamento: o planejamento dever ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.
[pic 3]
Figura 1 – Cadeia de Suprimento
[pic 4]
Figura 2
- Programação da Produção.
A programação da produção é a segunda etapa do PPCP e aborda o planejamento de curto prazo, pois a primeira etapa do PPCP o planejamento demanda muito tempo, portanto a programação da produção vai por em prática a execução do plano, detalhando o que deve ser feito no dia-a-dia da organização
Os principais objetivos da programação da produção são: comandar e interagir com todas as áreas envolvidas no processo produtivo da organização, garantir a entrega dos produtos prontos aos clientes nos prazos previstos, garantir que não faltem matérias-primas pelas unidades envolvidas no processo produtivo, distribuir as tarefas de trabalho proporcionalmente entre as unidades produtivas para que não comprometa a eficiência e eficácia da produção e estabelecer por meio de ordens de produção, padrões de controle para que o desempenho seja continuamente monitorado, avaliado e melhorado.
...