ATPS TECNOLOGIA EM GESTÃO RECURSOS HUMANOS
Por: assessorlima • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 475 Visualizações
Sumário
Introdução 3
Etapa 1 – Relatório do conceito e importância no modelo de gestão por desempenho. 4
Etapa 2 – Banco de Talentos 6
Referencias Bibliográficas 11
Introdução
Na etapa 1, veremos as competências organizacionais como um modelo de gestão, onde toda empresa possui uma necessidade de controle nas áreas operacionais e administrativas e quando a empresa resolve adotar um programa de gestão por competência, significa que ela está sendo vista com bons olhos pelos seus gestores.
Conheceremos o modelo CHA que se equipara ao saber de habilidades e atitudes que nada mais é o querer fazer e a postura comportamental que o colaborador tem em determinadas situações.
Nossa atividade escolheu trabalhar com a empresa Multiteiner Comercio e Locação de Containers, uma empresa de médio porte, com aproximadamente 200 colaboradores em sua filial de Itapecerica da Serra, tendo um número de 600 funcionários nas demais 5 filiais.
Já na etapa 2, veremos que o Banco de Talentos é de extrema importância para a sobrevivência e o crescimento das organizações e a permanência delas no mercado e assim percebemos que no mundo organizacional é impressionante o número de empresas que aproveitam algum modismo ou oportunidade no mercado já existente.
Veremos por fim que a Multiteiner possui descrição dos cargos e seus respectivos perfis, onde a gestora de RH precisa ser criativa, pró - ativa, comprometida, saber ouvir, ter paciência e uma comunicação assertiva, pois assim vai desenvolver pessoas e estimular seus colaboradores.
Etapa 1 – Relatório do conceito e importância no modelo de gestão por desempenho.
Entendemos que nas competências organizacionais existe um modelo de gestão de competências, onde toda empresa possui uma necessidade de controle nas áreas operacionais e administrativas e quando empresa resolve adotar um programa de gestão por competência, significa que ela está sendo vista com bons olhos pelos seus gestores, pois sabemos que há vários objetivos percebidos por essa prática, que é identificar desenvolver e capacitar os colaboradores e também potencializar talentos, para que possam ocupar cargos gerenciais,
Porem acreditamos que esse modelo em vez de serem copiando nos que a maioria das organizações utilizam, deveria criar um novo modelo, de acordo com as necessidades da empresa e o seu segmento, para isso é necessário ouvir os colaboradores, a fim de definirem um modelo próprio, observando as competências, no modelo CHA, que resulta no conhecimento que se equipara ao saber, nas habilidade que se refere ao saber fazer que é a capacidade de realizar e pôr fim a atitude que nada mais é que o querer fazer, está relacionada a postura comportamental, a forma que o colaborador age em determinadas situações.
Esse modelo fundamenta-se na identificação de competências organizacionais críticas para o sucesso da empresa, para que essas competências sejam desdobradas em termo de competências organizacionais e sirvam como base para orientação no sentido de aproximar as competências existentes na empresa daquelas que são necessárias para atingir o objetivo da empresa, buscando que os profissionais são capazes de fazer e o que a empresa espera que eles façam e após a identificação das incompatibilidades existentes será aplica a gestão de competências para tentar minimizar essas lacunas de incompetências e os benefícios desse modelo é capacitar de forma estratégica, buscando um resultado positivo para a organização.
Em um ponto de vista de gestão, a maioria das competências é considerada como pilares de gestão de desempenho organizacional que são baseadas em recursos, a outras que estabelecem maneiras distintas da organização que está indo em direção à estratégia, o que as organizações pensam que todas as suas estratégias elaboradas estarão no final completada e sem nenhum erro, porem na maioria delas as mesmas esquecem que estão utilizando a matérias prima que é o ser humano, que em muitos casos a falha em alguns recursos seria uma coisa provável, quem na maioria das vezes realmente erra com relação a empreendimento.
Nesse novo modelo de gestão apontamos que a principal identificação dos fatores críticos para o sucesso da implantação novo modelo de gestão do desempenho por competências. É possível compilar conjuntos e fatores sendo propostos como críticos para o sucesso para implantação do modelo de gestão em novas organizações.
Em novos modelos de gestão sempre há grupos distintos que uma troca de experiência é bem satisfatória, porém não muito aceitável com relação a outros grupos que estão na mesma organização, isso chamamos de grupo fechado que não aceita de primeira opinião de pessoas que chegam à organização e já iram passando por cima de grupos que ali está há algum tempo e que já possuem certa flexibilidade com relação a alguns desafios propostos pela organização.
Assim finalizamos algumas críticas propostas nesses três tipos de gestão, bem como a análise de alguns fatores que achamos necessários a respeito das informações que nos foram propostas e analisadas nesse relatório que aqui foi descrevi do e visto por nosso grupo.
A organização escolhida para estudo será a empresa Multiteiner Comercio e Locação de Containers no segmento de locação de Containers, localizada na estrada Nova dos Godói, 290- Itapecerica da Serra- SP, empresa de Médio Porte, com 200 colaboradores na filial de Itapecerica da Serra, tendo um total de 600 funcionários nas 5 filias.
Contendo dois sócios, um diretor operacional e 1 diretor Administrativo/Financeiro e um gerente em cada filial e superiores de áreas.
Missão: Prestar Serviços de Acomodações Temporários com praticidade e eficiência, garantindo conforto e agilidade nas soluções de habitação, em harmonia com o meio ambiente, visando lucro e valorização continua dos empregados.
Visão: Inovar sempre com soluções inteligentes para acomodações buscando ser e manter a marca referência no segmento, atuando em todo o Brasil e cujas ações envolvam respeito e conservação do meio ambiente.
Valores: Condutas alicerçadas em qualidade, segurança e excelência nos nossos produtos. Mantendo a ética, seriedade e transparência em todos os aspectos da empresa, buscando a inovação baseada em ciência e criatividade
...