AUTORIDADE, PODER, DELEGAÇÃO
Artigo: AUTORIDADE, PODER, DELEGAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: assis19 • 9/10/2013 • 486 Palavras (2 Páginas) • 838 Visualizações
AUTORIDADE, PODER, DELEGAÇÃO
Ter poder é influenciar o comportamento ou atitude de outra pessoa ou de um grupo. A história do homem é uma luta pelo poder. O poder dos lideres e chefes baseia-se na capacidade de controlar recompensas e punições aos liderados e subordinados.
1. Poder baseado na Emoção: os liderados se identificam com pessoas carismáticas que inspiram e estimulam o outro a agir sem promessas nem recompensas. Os liderados se identificam, conseguem levar você a ação e a mudar idéias;
2. Poder da Especialização: pessoa altamente qualificada para diversas funções;
3. Poder da Autoridade Institucional: é limitado a um conjunto específico. O método da autoridade institucional é frágil, pode quebrar a qualquer momento.
Questões de influência, poder e autoridade geram problemas entre políticos, nações e também dentro das empresas.
Autoridade na Empresa: a empresa precisa decidir quando, onde e como distribuir poder e autoridade.
Empresa Centralizada: as decisões são tomadas no alto escalão. Permite tomar rápidas decisões economizando reuniões e consultas, as reuniões são consistentes o tempo todo. Ex. Exército, igreja.
Vantagens: Permite melhor controle da organização;
Tem certa estabilidade;
Pode-se estabelecer normas e rotinas que serão seguidas por todas as pessoas, quando as coisas são padronizadas economiza-se tempo e gastos.
Empresas Descentralizads: permite que as decisões sejam tomadas nos níveis mais baixo de gerência. Permite melhor focalização dos objetivos, as decisões são tomadas localmente tornando a empresa em ambientes dinâmicos.
As vezes em uma empresa centralizada parte das funções e descentraliza outras. Ex. centraliza as compras e descentraliza as vendas.
Por mais de 20 anos foi defendido a descentralização de poder. As grandes empresas foram divididas em unidades menores para melhor treinar seus gerentes. A descentralização permite que os gerentes entrem em contato com os objetivos da empresa e se envolvam mais. Mesmo no exercito algumas funções são descentralizadas, tenentes e capitães estão na primeira linha quando tropas estão operando.
Dois fatores são importantes na delegação de autoridade:
- experiência do subordinado;
- o custo do projeto.
Se uma empresa quer treinar muitos gerentes ou ter diversos escritórios é necessário a descentralização.
Razões de fracasso na delegação de poder:
- escolher pessoa pouco indicada para a tarefa a ser realizada;
- pessoa se empolga e delega tudo. Existem tarefas tipicamente gerenciais que devem ser mantidas pelo gerente. Se delega tarefas operacionais;
- delegar responsabilidade sem delegar autoridade para resolver o problema;
- delegar
...