Acuracidade De Estoques
Dissertações: Acuracidade De Estoques. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulotch • 23/11/2014 • 2.217 Palavras (9 Páginas) • 867 Visualizações
ACURACIDADE DE ESTOQUE
Paulo Tochio
Rodrigo Begalli
Thiago Vilela
Vailso Farias
RESUMO:
O mercado atual está cada vez mais competitivo, exigindo cada vez mais das empresas em todas as suas áreas. O estoque tem uma grande responsabilidade com a empresa, onde o mesmo deve manter um sistema extremamente organizado. Para que isso ocorra, existem algumas ferramentas a serem utilizadas, visando a acuracidade de qualidade do estoque, são algumas delas: inventários, os 5 s, fluxogramas, etc.
Palavras-chave: estoque, inventários e acuracidade.
INTRODUÇÃO
O gerenciamento dos estoques é um assunto de extrema importância dentro das organizações empresariais e um dos processos onde absorve uma grande porcentagem no orçamento operacional. Através dele se controla os desperdícios evitando investimentos excessivos, apuram-se valores para análises. Entende-se que quanto menor o nível de estoques com que a empresa trabalhar mais eficiente será seu controle, aumentando a confiabilidade das informações fornecidas pelo sistema, melhorando a qualidade e amenizando os desperdícios, assim reduzindo custos e obtendo um diferencial competitivo.
Sendo assim o objetivo deste artigo é analisar a dificuldade da falta de acurácia dos estoques nas empresas, destacando algumas ferramentas que auxiliem na tomada de decisões e propor soluções para aumentar e melhorar a acurácia dos estoques nas empresas, além de coletar as informações necessárias para melhor estruturar e formar uma empresa com maior índice de acuracidade em seus estoques.
Um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos. São normas, procedimentos, métodos, rotinas, manuais, enfim, uma gama de mecanismos, que são implantados para que os membros da organização possam segui-los, e sem dúvida alguma aprimorá-los. A administração visa à minimização de erros, tanto propositais, ou não, de fraudes, falhas, e é o administrador o responsável de prevenir e identificar qualquer ameaça. Ressalta-se que mesmo tendo a empresa um excelente sistema de controle interno, ainda assim é suscetível a falhas, tendo em vista que o ser humano é passível a erros, e principalmente por ser ele o executor, é capaz de driblá-lo. E por mais que se verifique a confiabilidade desses controles, sempre haverá uma onde o ser humano será capaz de descobrir e não seguir o que foi determinado. Os controles internos funcionam como uma importante ferramenta no processo de gestão.
Histórico de como chegou a pesquisa.............
Jusficativa..................................
Perguntas indiretas ou diretas...
Enfim esta pesquisa será baseada nos pressupostos teóricos de
Desenvolvimento
ACURACIDADE DE ESTOQUE
Dentro de um estoque existem vários fatores que controlam a qualidade do mesmo, porém, citaremos um que é indispensável, a acuracidade de estoques de materiais. Porém, a primeira pergunta que logo surge é, o que é acuracidade?
Segundo Cezar Sucupira e Cristina Pedreira (2008)“Dentre os controles internos, a Acuracidade de Estoque é um indicador de qualidade e confiabilidade da informação existente nos sistemas de controle, contábeis ou não, em relação à existência física dos itens controlados”.
A acuracidade dentro de um estoque é algo que é muito fácil perder o controle, que por muitas vezes não nos damos conta, então se desenvolveu uma fórmula que podemos saber em porcentagem se a acuracidade no estoque é boa ou ruim. Lembrando que, a acuracidade ideal é aquela que atinge 100%. A fórmula é dada por:
Onde:
- Registros corretos: Corresponde aos itens que foram cadastrados conforme estoque;
- Registros de informações verificadas: Corresponde aos itens cadastrados.
Tendo em vista que, em uma empresa é difícil manter o total controle de entrada, saída e armazenamento de materiais, algumas medidas se tornam necessárias, como algumas ações pré-definidas que controlam a movimentação dos materiais. O inventário é uma delas, que tem como objetivo quantificar e qualificar os materiais do almoxarifado, podendo ser aqueles que estão em uso, estocados ou até mesmo os de uso do almoxarifado. Quando falamos em quantificar os materiais, trata-se de verificar se os valores que contam no sistema “batem” com oque temos em estoque. Já a análise qualitativa dos materiais, visa identificar aqueles elementos que estão armazenados de forma coerente, vencidos, que estão por vencer, etc...
Existem algumas modalidades desses inventários, são elas:
• INVETÁRIO GERAL
Vertes(1977), “Entre os instrumentos usados pela Contabilidade, o Inventário Geral é o mais importante, porque através dele podemos apurar o resultado de um exercício, dispensando qualquer auxílio dos Livros de Escrituração. Esse resultado assim apurado, será mais exato, correto e certo possível”.
Nesse inventário é realizado um processo de contagem individual dos materiais. É geralmente usado no fechamento contábil anual dos materiais, podendo ser mensais, trimestrais, etc...
Porém, esse tipo de inventário oferece algumas desvantagens, como:
Muitos itens a serem contados de uma vez só;
Como no momento o inventário é “prioridade”, outras tarefas acabam sendo deixadas de lado;
A credibilidade no estoque já não é a mesma;
Outras.
• INVENTÁRIO DINÂMICO
Este inventário pode ser realizado quando alguma situação pré-definida acontece, como por exemplo, quando algum item acaba, tanto no estoque quanto no sistema, aí então, é uma oportunidade para uma contagem e conferir se realmente o produto esta zerado.
A vantagem deste tipo de inventário é economizar recursos do pessoal do depósito,
...