Administração Da Qualidade
Trabalho Universitário: Administração Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcioanjos • 29/3/2014 • 761 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
Certamente, grandes indivíduos fazem parte da história da qualidade. O termo não é recente, mas é presente na vida do ser humano. Desde os primórdios, há a preocupação do homem por melhorias, pelo aperfeiçoamento, pela sua própria realização e pela transformação da natureza. Hoje, o movimento da qualidade tem contribuído de forma marcante na obtenção das vantagens competitivas junto às organizações, empresas, países e pessoas tornando-se exclusiva no ramo administrativo.
Deming (William Edwards Deming)
Deming, estatístico nascido nos Estados Unidos, foi pioneiro mais atuante e inovador, propôs uma transformação gerencial com Bse em 14 princípios, que são adotados em todos os níveis da organização no mundo inteiro. Deming focaliza a qualidade como atendimento às necessidades atuais e futuras dos clientes (Deming, 1990). O autor sugere o ciclo PDCA (Plan, Do Check, Action), definido por Shewhart . “ pai do controle estatístico de qualidade”.
Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf
Juran (Joseph M. Juran)
Juran define a qualidade a partir de dois significados: “qualidade é adequação ao uso” e, “qualidade é ausência de falhas”. Além disso, define a função qualidade como sendo “o conjunto de atividades através das quais atingimos a adequação ao uso, não importando em que parte da organização estas atividades são executadas”. Em sua obra Juran (1991) propõe uma estrutura organizacional para organizar a função qualidade.
Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf
Feigenbaum (Armand V. Feigenbaum
É o criador do conceito Total Quality Control – TQC, com publicação do seu livro em 1961 que diz: Onde a qualidade deixa de ser responsabilidade de um departamento e passa a ser responsabilidade de todas as áreas. O autor afirma “qualidade é trabalho de todos”. Em 1946, Era tido como perito em qualidade da General Electric (GE)
Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf
http://amigonerd.net/outras/diversos/o-guru-da-qualidade-armand-vallin-feigenbaum
Crosby (Philip Crosby)
A qualidade para Crosby é vista como “conformidade com os requisitos”, a qual teria um enfoque na fabricação. A partir desta visão da qualidade, Crosby criou a filosofia do “zero defeito”, segundo a qual as pessoas devem esforçar-se para “fazer certo logo da primeira vez”. É importante citar que, segundo Crosby (1986, p.131): “foi na indústria da General Electric, na década de 50, que se deu uma forma incipiente de mensuração do custo da qualidade”, ou seja, a primeira tentativa de mensuração do custo da qualidade ocorreu nesta empresa.
Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf
file:///C:/Users/Marcia/Downloads/SOUZA_EX_Caracteristicas%20das%20publica%C3%A7%C3%B5es.pdf
Ishikawa (Kaoru Ishikawa)
Ishikawa foi fortemente influenciado pelas visitas ao Japão de Deming em
1950 e de Juran em 1954. Para Ishikawa, qualidade significa busca contínua das necessidades do consumidor visando sua satisfação, aspecto que é garantido pela qualidade em seu sentido amplo: qualidade do produto ou serviço, da empresa, das pessoas, da administração, pelo custo do produto e serviço, pelo atendimento no prazo certo. Em conjunto com a JUSE, em 1962, Ishikawa introduziu o conceito de Círculo de Qualidade. Em 1982, viria o Diagrama de Causa-e-Efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa.
Fonte: http://tecspace.com.br/paginas/aula/gq/Estudiosos-GQ.pdf
http://www.qualidadebrasil.com.br/pagina/kaoru_ishikawa/114
Taguchi (Genichi Taguchi)
Precursor: Qualidade do produto através de inspeção Da década de 1950 em diante, desenvolveu uma metodologia que utilizava
...